Geometria Dinâmica Colaborativa : uma análise com o ambiente VMTwG
dc.contributor.author | Pinto, Renata Cezar | pt_BR |
dc.contributor.author | Notare, Márcia Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-01T03:32:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1850-9959 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262868 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo analisa como os alunos interagem quandoinseridos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que integra as funcionalidades do GeoGebra, o Virtual Math Teams with GeoGebra (VMTwG), para a aprendizagem colaborativa de Geometria. O VMTwG permite que os alunos resolvam problemas de forma colaborativa e que o professor acompanhe o processo de construção e colaboração ocorrido durante a resolução da atividade proposta. Para analisar os processos de colaboração entre estudantes no VMTwG e a aprendizagem de conceitos geométricos, realizou-se uma pesquisa, de cunho qualitativo, com alunos do curso de Licenciatura em Matemática durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na disciplina de Geometria I. As interações ocorridas no ambiente foram analisadas à luz do modelo dos cinco estágios de aprendizagem on-line, em busca de pistas que evidenciassem a aprendizagem colaborativa. Os resultados mostram que o processo de pensar junto colaborativamente proporcionou a apropriação de conceitos geométricos pelos estudantes, evidenciando ações como negociações de significados e construção compartilhada de conhecimento. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article analyzes how students interact when inserted in a Virtual Learning Environment (VLE) that integrates the Virtual Math Teams with GeoGebra (VMTwG) as features of GeoGebra (VMTwG), for the collaborative learning of Geometry. VMTwG allows students to solve problems collaboratively and for the teacher to follow the construction and collaboration process that took place during the resolution of the proposed activity. In order to analyze the collaboration processes between students at VMTwG and the learning of geometric concepts, qualitative research was carried out with undergraduate students in Mathematics during Emergency Remote Teaching in the discipline of Geometry I. Interactions in environment were analyzed in the light of the five-stage onlinelearning model, looking for clues that would show collaborative learning. The results show that the process of thinking together collaboratively provided an appropriation of geometric concepts by students, evidencing actions such as negotiations of meanings and shared construction of knowledge. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación (TE&ET) [recurso eletrônico]. Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Vol. 34 (2023), p. 98-109. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Geometria dinâmica | pt_BR |
dc.subject | Collaborative dynamic geometry | en |
dc.subject | Geometry learning | en |
dc.subject | Aprendizagem da matemática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Collaborative learning | en |
dc.subject | GeoGebra : Software | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | en |
dc.subject | VMTwG | en |
dc.title | Geometria Dinâmica Colaborativa : uma análise com o ambiente VMTwG | pt_BR |
dc.title.alternative | Dynamic Geometry Collaborative : an analysis with the VMTwG environment | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001171677 | pt_BR |
dc.type.origin | Estrangeiro | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40503)Ciências Exatas e da Terra (6179)