Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSapper, Stella Lisboapt_BR
dc.contributor.authorViaro, Felipe Schneiderpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Regio Pierre dapt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Fabio Goncalvespt_BR
dc.date.accessioned2023-07-20T03:36:23Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn0104-4249pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262462pt_BR
dc.description.abstractA criatividade é um fator essencial para a competitividade dos produtos e o sucesso das empresas. Existe uma série de técnicas criativas que podem ser utilizadas por equipes de projeto de produto. Porém, ocorrem dificuldades na aplicação sistemática dessas técnicas no momento de gerar as concepções de projeto. O objetivo deste trabalho é discutir o uso de técnicas criativas para a geração de ideias de produtos durante o Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP). Foi realizado um estudo experimental por meio do desenvolvimento de um produto que auxilie no transporte de crianças. O desenvolvimento do produto foi realizado até a etapa de projeto conceitual. Para isso, foi utilizado o jogo Creative Sketch na geração de ideias, assim como, técnicas de avaliação e seleção de concepções de projeto para eleger as concepções mais adequadas aos requisitos de projeto. A utilização do jogo possibilitou a geração de 72 ideias em um curto período de tempo. Além do jogo, utilizaram-se o método da síntese funcional e a técnica da matriz morfológica para a geração de alternativas, assim como o método de Pugh para a seleção das melhores alternativas. Como resultado desse processo obtiveram-se duas concepções de produto que atenderam aos requisitos de projeto estabelecidos.pt_BR
dc.description.abstractCreativity is a key factor for the competitiveness of products and business success. There are a number of creative techniques that can be used by product design teams. However, there are difficulties in the systematic application of these techniques while generating the project conceptions. The objective of this paper is to discuss the use of creative techniques for generating product ideas during the Product Development Process (PDP). An experimental study was conducted by developing a product that assists in the transport of children. The development was carried out until the stage of conceptual design. For this, the game Creative Sketch was used in the generation of ideas. Technical evaluation and selection of project concepts were also used to elect the conceptions most appropriate to the project requirements. The game allowed the generation of 72 ideas in a short period of time. The method of functional synthesis and the technique of morphological matrix were also used for generating ideas. The Pugh method was used for the selection of alternatives. As a result of this process were obtained two conceptions of product that met the requirements established project.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos em design. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 23, n. 1 (2015), p. 49-60pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCreativityen
dc.subjectDesenvolvimento de produtopt_BR
dc.subjectCreative techniquesen
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectPDPen
dc.subjectGameen
dc.subjectSelection of alternativesen
dc.titleDa ideia ao conceito de produto : o uso de técnicas criativas combinadas para auxiliar no processo de desenvolvimento de novos produtos de designpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000978145pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples