Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorPastorio, Dioni Paulopt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Bruna Schonspt_BR
dc.contributor.authorSouza, Leonardo Alencastro Vanin Dutra dept_BR
dc.contributor.authorPigosso, Letícia Tascapt_BR
dc.contributor.authorFragoso, Tainá Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-19T03:41:24Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262382pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, desenvolvemos, implementamos e avaliamos uma sequência didática baseada na metodologia ativa Just-in-Time Teaching (JiTT - Ensino sob Medida). Nessa metodologia, os estudantes realizam tarefas antes da sala de aula e o professor, munido dos resultados das atividades, estrutura sua aula abordando, em especial, as dificuldades apresentadas. As tarefas, em geral, são de curta duração e envolvem, na maioria das vezes, questões conceituais e contextualizadas, aludindo o cotidiano do aluno de diferentes formas. Para isso, desenvolvemos uma revisão bibliográfica sobre o JiTT e discutimos a construção de dez tarefas. Após, analisamos a implementação em uma turma de nível superior do curso de Física. Os resultados encontrados, a partir da análise dos dados, apontam para uma boa aceitação por parte dos estudantes, fomentando o desenvolvimento de um hábito de estudos, em especial por proporcionar uma etapa de estudo pré aula. Além disso, o método potencializa a etapa presencial da aula, abordando temas específicos associados às dificuldades dos estudantes. Apesar desses aspectos positivos, a carga excessiva de trabalho foi mencionada por um estudante. Por fim, destacamos a importância do desenvolvimento, da implementação e da avaliação de propostas, trazendo à tona discussões que envolvam a mudança da percepção do aluno no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractIn this work, we develop, implement and evaluate a didactic sequence based on the Just-in-Time Teaching active methodology. In this methodology, students perform tasks before the classroom and the teacher structures his class based on the results of activities, especially addressing the difficulties presented. The tasks, in general, are of short duration and involve, in most cases, conceptual and contextualized questions, approaching the student’s daily life in different ways. Thereunto, we developed a bibliographic review on JiTT and discussed the construction of ten tasks. Afterwards, we analyzed the implementation in a Physics course undergraduate class. The results found, from the data analysis, point to a good acceptance on the part of the students, promoting the development of a study habit, especially for providing a pre-class study stage. In addition, it potentializes the classroom stage of the class, addressing specific topics. Despite these positive aspects, the excessive workload was mentioned by one student. Finally, we highlight the importance of developing, implementing and evaluating proposals, bringing up discussions that involve changing the student’s perception in the teaching and learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 42 (2020), e20200296, 13 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectActive methodologiesen
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectJust-in-time teachingen
dc.subjectEnsino sob medidapt_BR
dc.subjectStudy habitsen
dc.subjectStudent perceptionen
dc.titleElaboração e implementação de uma unidade didática baseada no just-in-time teaching : um estudo sobre as percepções dos estudantespt_BR
dc.title.alternativeDevelopment and implementation of a teaching unit based on just-in-time teaching : a study on students' perceptionsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001162784pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem