Mostrar el registro sencillo del ítem
Elaboração e implementação de uma unidade didática baseada no just-in-time teaching : um estudo sobre as percepções dos estudantes
dc.contributor.author | Pastorio, Dioni Paulo | pt_BR |
dc.contributor.author | Ribeiro, Bruna Schons | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Leonardo Alencastro Vanin Dutra de | pt_BR |
dc.contributor.author | Pigosso, Letícia Tasca | pt_BR |
dc.contributor.author | Fragoso, Tainá Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-19T03:41:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1806-1117 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262382 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho, desenvolvemos, implementamos e avaliamos uma sequência didática baseada na metodologia ativa Just-in-Time Teaching (JiTT - Ensino sob Medida). Nessa metodologia, os estudantes realizam tarefas antes da sala de aula e o professor, munido dos resultados das atividades, estrutura sua aula abordando, em especial, as dificuldades apresentadas. As tarefas, em geral, são de curta duração e envolvem, na maioria das vezes, questões conceituais e contextualizadas, aludindo o cotidiano do aluno de diferentes formas. Para isso, desenvolvemos uma revisão bibliográfica sobre o JiTT e discutimos a construção de dez tarefas. Após, analisamos a implementação em uma turma de nível superior do curso de Física. Os resultados encontrados, a partir da análise dos dados, apontam para uma boa aceitação por parte dos estudantes, fomentando o desenvolvimento de um hábito de estudos, em especial por proporcionar uma etapa de estudo pré aula. Além disso, o método potencializa a etapa presencial da aula, abordando temas específicos associados às dificuldades dos estudantes. Apesar desses aspectos positivos, a carga excessiva de trabalho foi mencionada por um estudante. Por fim, destacamos a importância do desenvolvimento, da implementação e da avaliação de propostas, trazendo à tona discussões que envolvam a mudança da percepção do aluno no processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this work, we develop, implement and evaluate a didactic sequence based on the Just-in-Time Teaching active methodology. In this methodology, students perform tasks before the classroom and the teacher structures his class based on the results of activities, especially addressing the difficulties presented. The tasks, in general, are of short duration and involve, in most cases, conceptual and contextualized questions, approaching the student’s daily life in different ways. Thereunto, we developed a bibliographic review on JiTT and discussed the construction of ten tasks. Afterwards, we analyzed the implementation in a Physics course undergraduate class. The results found, from the data analysis, point to a good acceptance on the part of the students, promoting the development of a study habit, especially for providing a pre-class study stage. In addition, it potentializes the classroom stage of the class, addressing specific topics. Despite these positive aspects, the excessive workload was mentioned by one student. Finally, we highlight the importance of developing, implementing and evaluating proposals, bringing up discussions that involve changing the student’s perception in the teaching and learning process. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 42 (2020), e20200296, 13 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Active methodologies | en |
dc.subject | Physics teaching | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Just-in-time teaching | en |
dc.subject | Ensino sob medida | pt_BR |
dc.subject | Study habits | en |
dc.subject | Student perception | en |
dc.title | Elaboração e implementação de uma unidade didática baseada no just-in-time teaching : um estudo sobre as percepções dos estudantes | pt_BR |
dc.title.alternative | Development and implementation of a teaching unit based on just-in-time teaching : a study on students' perceptions | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001162784 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40304)Ciencias Exactas y Naturales (6158)