Just-in-time teaching para o ensino de Física e Ciências : uma revisão sistemática da literatura
dc.contributor.author | Ribeiro, Bruna Schons | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Leonardo Alencastro Vanin Dutra de | pt_BR |
dc.contributor.author | Lapa, Isadora Horn | pt_BR |
dc.contributor.author | Pires, Fernando Shinoske Tagawa de Lemos | pt_BR |
dc.contributor.author | Pastorio, Dioni Paulo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-19T03:41:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1806-1117 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262376 | pt_BR |
dc.description.abstract | Apresenta-se neste trabalho uma Revisão Sistemática da Literatura acerca da metodologia ativa de ensino Just-in-Time Teaching empregada dentro das subáreas Ensino de Física e Educação em Ciências. Após seleção de 123 periódicos nacionais e internacionais, a busca inicial resultou em 41 artigos – filtrados posteriormente e reduzidos a 34. Estes trabalhos subdividem-se em: Trabalho Teórico (n = 8), Apresentação de Propostas (n = 1) e Proposta com Aplicação (n = 25). É predominante o desenvolvimento de estudos no Ensino Superior (n = 24), em comparação com os níveis Básico (n = 7) e Técnico (n = 3). As pesquisas permitem perceber que a metodologia Just-in-Time Teaching contribui de forma positiva para a aprendizagem dos estudantes, o planejamento do professor e a dinâmica de sala de aula. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work presents a Systematic Review of Literature about Just-in-Time Teaching active methodology applied within the sub-areas Physics Teaching and Science Education. After selecting 123 national and international journals, the initial search resulted in 41 articles – later filtered and reduced to 34. These works are subdivided into: Theoretical Work (n = 8), Presentation of Proposals (n = 1) and Proposal with Application (n = 25). The development of studies in Higher Education (n = 24) is predominant, compared to the Basic (n = 7) and Technical (n = 3) levels. Research shows that Just-in-Time Teaching methodology contributes positively to student learning, teacher planning and classroom dynamics. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 44 (2022), e20220075, 14 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Active methodologies | en |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Physics education | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Ensino sob medida | pt_BR |
dc.subject | Just-in-time teaching | en |
dc.title | Just-in-time teaching para o ensino de Física e Ciências : uma revisão sistemática da literatura | pt_BR |
dc.title.alternative | Just-in-time teaching for Physics and Science Education : a systematic literature review | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001162800 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)
-
Artigos de Periódicos (41601)Ciências Exatas e da Terra (6258)