Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRibeiro, Bruna Schonspt_BR
dc.contributor.authorSouza, Leonardo Alencastro Vanin Dutra dept_BR
dc.contributor.authorLapa, Isadora Hornpt_BR
dc.contributor.authorPires, Fernando Shinoske Tagawa de Lemospt_BR
dc.contributor.authorPastorio, Dioni Paulopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-19T03:41:07Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262376pt_BR
dc.description.abstractApresenta-se neste trabalho uma Revisão Sistemática da Literatura acerca da metodologia ativa de ensino Just-in-Time Teaching empregada dentro das subáreas Ensino de Física e Educação em Ciências. Após seleção de 123 periódicos nacionais e internacionais, a busca inicial resultou em 41 artigos – filtrados posteriormente e reduzidos a 34. Estes trabalhos subdividem-se em: Trabalho Teórico (n = 8), Apresentação de Propostas (n = 1) e Proposta com Aplicação (n = 25). É predominante o desenvolvimento de estudos no Ensino Superior (n = 24), em comparação com os níveis Básico (n = 7) e Técnico (n = 3). As pesquisas permitem perceber que a metodologia Just-in-Time Teaching contribui de forma positiva para a aprendizagem dos estudantes, o planejamento do professor e a dinâmica de sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a Systematic Review of Literature about Just-in-Time Teaching active methodology applied within the sub-areas Physics Teaching and Science Education. After selecting 123 national and international journals, the initial search resulted in 41 articles – later filtered and reduced to 34. These works are subdivided into: Theoretical Work (n = 8), Presentation of Proposals (n = 1) and Proposal with Application (n = 25). The development of studies in Higher Education (n = 24) is predominant, compared to the Basic (n = 7) and Technical (n = 3) levels. Research shows that Just-in-Time Teaching methodology contributes positively to student learning, teacher planning and classroom dynamics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 44 (2022), e20220075, 14 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectActive methodologiesen
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectPhysics educationen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino sob medidapt_BR
dc.subjectJust-in-time teachingen
dc.titleJust-in-time teaching para o ensino de Física e Ciências : uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.title.alternativeJust-in-time teaching for Physics and Science Education : a systematic literature reviewen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001162800pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples