Show simple item record

dc.contributor.authorLamberts, Denise von der Heydept_BR
dc.contributor.authorSarmento, Simonept_BR
dc.date.accessioned2023-07-14T03:31:09Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1806-9142pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262149pt_BR
dc.description.abstractA Língua Inglesa e a Língua Espanhola têm sua inserção no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) a partir de 2011. Desde o primeiro Edital do Programa referente a esses componentes curriculares, têm ocorrido alterações, tanto no Programa como um todo, quanto na área de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM). Este estudo tem o objetivo de mapear essas mudanças, especialmente as relacionadas à Língua Inglesa. Para isso, foram analisados os Editais do PNLD dos anos finais do Ensino Fundamental de 2011, 2014, 2017 e 2020 e os Editais do PNLD de Ensino Médio de 2012, 2015, 2018 e 2021, além de Decretos e Resoluções relacionados ao Programa. É possível concluir que as principais alterações, que modificaram o PNLD de forma geral e as LEM especificamente, ocorreram após a publicação do Decreto de nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Essas mudanças afetaram a forma como o Programa funciona, sendo que algumas parecem representar melhorias ao PNLD, enquanto outras são preocupantes, conforme análise.pt_BR
dc.description.abstractThe English and Spanish Languages were introduced in the National Textbook and Teaching Material Program (PNLD in Portuguese) in 2011. Since the first Public Notice, there have been changes, both in the Program as a whole and in the area of Modern Foreign Languages. This study aims at tracing these changes, mainly the ones related to the English Language. For this, it was analyzed the PNLD Public Notices for Elementary School of 2011, 2014, 2017, and 2020, and the ones for High School of 2012, 2015, 2018, and 2021, besides Decrees and Resolutions related to the Program. It is possible to conclude that the main modifications, which changed the Program in general as well as the Foreign Languages specifically, happened after the publication of the Decree no. 9.099 of July 18th, 2017. Those changes affected the way the Program works; some of them seem to bring improvements to the PNLD, whereas others might be worrying, according to the analysis.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno seminal. Rio de Janeiro, RJ. N. 44 (2023), p. 350-399pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNational Textbook and Teaching Material Program (PNLD)en
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)pt_BR
dc.subjectText booken
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (inglês)pt_BR
dc.subjectTeaching Englishen
dc.subjectPublic schoolen
dc.subjectPublic policiesen
dc.titleO Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de língua inglesa : análise das mudançaspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001169669pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record