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dc.contributor.authorSena, Priscila Machado Borgespt_BR
dc.date.accessioned2023-07-12T03:35:03Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1518-2924pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262045pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: procura-se refletir sobre as pessoas buscadoras e referenciais em ciência, tecnologia e inovação no Brasil, com vistas a elencar ações possíveis em Ciência da Informação para a promoção da pluralidade e diversidade dos sujeitos. Método: Adota-se a pesquisa qualitativa e exploratória por meio de levantamento documental e bibliográfico. Resultado: A Competência Crítica em Informação, Letramento Digital, Letramento Estatístico, Acervo diverso (em relação às bibliotecas e demais unidades de informação), Eventos Técnicos Científicos, Criação de Redes de Colaboração entre pesquisadoras/es de grupos menorizados, enfocando a apropriação da informação e dados, tornam-se ações possíveis para efetivar o processo de justiça informacional em ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Conclusões: Possibilitou a compreensão da justiça informacional como um movimento de análise ética, o qual requer o desenvolvimento de capacidades necessárias para a participação dos sujeitos nos mais diversos sistemas de informação. Evidenciou-se que em relação às pessoas buscadoras e referenciais, infelizmente ainda perpetua a lógica do privilégio, pois o sistema de ciência, tecnologia e inovação no Brasil apresenta baixa diversidade em relação à população diversa e plural do país.pt_BR
dc.description.abstractObjective: we seek to reflect on the searchers and referents in science, technology, and innovation in Brazil, to list possible actions in Information Science for the promotion of plurality and diversity of subjects. Methods: It is classified as qualitative and exploratory research by means of a document survey and a narrative, non-systematic, and non-exhaustive literature review. Results: Critical Information Literacy, Digital Literacy, Statistical Literacy, a diverse collection (in relation to libraries and other information units), Technical Scientific Events, Creation of Collaboration Networks among researchers from lesser-known groups, focusing on the appropriation of information and data, become possible actions to effect the process of informational justice in science, technology, and innovation in Brazil. Conclusions: It made possible the understanding of informational justice as a movement of ethical analysis, which requires the development of capacities necessary for the participation of subjects in the most diverse information systems. Evidencing that in relation to the searchers and referents, unfortunately the logic of privilege still perpetuates, since the system of science, technology and innovation in Brazil presents low diversity in relation to the diverse and plural population of the country.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEncontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Florianópolis : UFSC. Vol. 28, nesp (2023), e93046pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subjectScienceen
dc.subjectInformation Scienceen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectAcesso à informaçãopt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectInformational justiceen
dc.subjectTechnologyen
dc.titleJustiça informacional em ciência, tecnologia e inovação no Brasil: reflexões e ações necessárias em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.title.alternativeInformational justice in science, technology, and innovation in Brazil: reflections and necessary actions in Information Scienceen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001168446pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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