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dc.contributor.advisorCardoso, Jefferson Lopespt_BR
dc.contributor.authorGamarra, Mariana Dannpt_BR
dc.date.accessioned2023-07-11T03:28:24Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261951pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda o trabalho com grupo terapêutico na Fonoaudiologia sob a perspectiva da Teoria Enunciativa do linguista Émile Benveniste, associada à uma noção de escuta. O objetivo do trabalho é propor uma abordagem de trabalho em grupo a partir dos pressupostos teóricos da Teoria da Enunciação. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo, que acompanha longitudinalmente o trabalho de um grupo terapêutico em um estágio curricular do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os dados foram retirados de recortes de relatos dos encontros do grupo, sendo as análises direcionadas especialmente a um dos participantes, designado de participante acompanhado. Observamos, a partir das análises, uma nítida mudança por parte do participante acompanhado ao longo dos encontros do grupo, que passou a reconhecer-se e ser reconhecido no seu lugar de fala. Foi demonstrado, portanto, que a utilização de um referencial teórico na condução de um trabalho em grupo na terapia fonoaudiológica, que oferece um espaço de enunciação e de escuta, favoreceu a apropriação da língua por parte dos participantes, fazendo com que eles se constituíssem plenamente enquanto sujeitos na linguagem; percebemos também a importância do trabalho com grupos terapêuticos na formação clínica das terapeutas que coordenaram o grupo.pt_BR
dc.description.abstractThis paper approaches the therapeutic groups in Speech Therapy from the perspective of the Enunciative Theory of the linguist Émile Benveniste, associated with a notion of listening. The purpose of the study is to reflect on the place of enunciation and listening that the therapeutic group gives to its participants.This is a descriptive qualitative study, which longitudinally follows the work of a therapeutic group in a curricular internship of the Speech Therapy course at the Federal University of Rio Grande do Sul. The data are taken from clippings of reports of the group meetings, analyzing especially one of the participants, designated as accompanied participant. We observed, from the analyses, a movement of the accompanied participant throughout the group meetings, starting to assume his place of speech. It was shown, from the analysis, that the use of a theoretical referential in the conduction of group work in speech therapy, which offers a space for enunciation and listening, favored the appropriation of language by the speakers, causing them to constitute themselves as subjects in language. We also realized the importance of therapeutic groups in the clinical training of the therapists who coordinated the group.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectSpeech therapyen
dc.subjectTherapeutic groupen
dc.subjectTrabalho em grupopt_BR
dc.subjectPrática clínicapt_BR
dc.subjectEnunciationen
dc.subjectLanguageen
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectListeningen
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleGrupo terapêutico em fonoaudiologia : lugar de enunciação e de escutapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171745pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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