Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorComunello, Felipe Josépt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Eliane Teresinha de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:30:02Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261945pt_BR
dc.description.abstractA partir da reflexão sobre a necessidade de despertar o interesse dos alunos para a disciplina de Sociologia, com vistas a realização do estágio de prática de docência, foi construído o tema de pesquisa sobre o uso das séries como recurso didático pedagógicono ensino de Sociologia no Ensino Médio.O presente estudo é composto de um levantamento das séries assistidas pelos estudantes, dos personagens por eles destacados, bem como dos temas que atribuem às séries assistidas. Numa relação dialógica com os estudantes, a partir da convivência em sala de aula, temáticas, conceitos e teorias foram sendo identificadas neste universo do streaming, revelando suas potencialidades como ferramenta didático-pedagógica a partir do conceito de metodologia ativa.Ao longo deste ensaio buscou-se responder o problema de pesquisa proposto: o uso de séries como recurso didático-pedagógico pode aproximar o ensino de Sociologia dos interesses dos estudantes? Para a construção desta resposta utilizou-se uma combinação de metodologiasqualitativas. Os estudantes de quatro turmas do ensino médio preencheram fichas sobre as séries assistidas que compuseram a base de dados da pesquisa documental. O consumo do streaming pelos alunos, através do hábito de assistir séries, compôs a revisão teórica na perspectiva sociológica, didática e pedagógica. A aplicação de metodologias ativas percorreu o desenvolvimento deste estudo, com a combinação da técnica de observação participante na prática do estágio docente, concluindo com a aplicabilidade da proposta em planos de aula desenvolvidos com turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio.pt_BR
dc.description.abstractReflecting on the need to arouse students' interest in Sociology, aiming at teaching practicis internship accomplishment, the research topic has been stablished: The use of series as an educational resource for the teaching of Sociologyin High School.This study consists of a survey of the tv series watched by the students, of the highlighted characters, as well as the themes they relate to the series. In a dialogical relationship with the students; based on the classroom environment; the themes, concepts and theories have been identifiedin this streaming universe, unveiling their possibilities as a pedagogical tool, based onthe active methodology concept. Throughout this essay there was an eager to find an answer to the topic proposed: Is it possible that the use of series as a pedagogical resource may enhance the interest of students on Sociology? For the construction of this answer there was a combination of qualitative methodologies. Students from four different years of high school filled in files with information about series they have watched. These files were the main documental data of the research. The consume of streaming shows, due to the action of watching series, composed the theoretical review upon a sociological, educational and pedagogical perspective. The applicability of the active methodologies covered all the development of this study combining the observation technique along the teaching internship with the conclusion of inserting aspects observed in the class plans developed within class groups of the second and third years of high school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectActive methodologiesen
dc.subjectSociology teachingen
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectDidactisen
dc.subjectStreamingpt_BR
dc.titleO uso de séries como recurso didático-pedagógico no ensino de Sociologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAbalos Junior, Jose Luispt_BR
dc.identifier.nrb001172657pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples