Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFleury, Lorena Cândidopt_BR
dc.contributor.authorWeber, Rachel de Araújopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:29:55Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261943pt_BR
dc.description.abstractA sociedade está sempre em movimento e as formas de demandar direitos transformam-se constantemente. Hoje é muito comum que a organização dos movimentos sociais se utilize das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) para acelerar os processos de organização e ampliar o alcance das suas narrativas e ações. Este trabalho tem como objetivo analisar os usos sociopolíticos das TIC’S em movimentos sociais e suas relações com a formação cidadã. Atualmente, é possível afirmar que a educação está ligada ao uso dessas tecnologias e que, com elas, o processo de aprendizagem ganha uma dinâmica que impulsiona a promoção de conhecimento e a troca entre alunos e professores. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica descritiva que buscou obras dos autores brasileiros no campo das Ciências Sociais que abordaram temas como movimentos sociais em rede e inovações tecnológicas na educação na última década.pt_BR
dc.description.abstractSociety is always on the move and the ways of demanding rights are constantly transformed. Today it is very common for the organization of social movements to use ICTs (Information and Communication Technologies) to accelerate the processes of organization and expand the reach of its narratives and actions. This work aims to analyze the sociopolitical uses of ICTs in social movements and their relations with citizen education. Currently, it is possible to affirm that education is linked to the use of these technologies and that, with them, the learning process gains a dynamic that drives the promotion of knowledge and the exchange between students and teachers. The methodology used was descriptive bibliographic research and sought works by Brazilian authors in the field of Social Sciences that addressed topics such as social movements in network and technological innovations in education in the last decade.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectSocial movementsen
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectICTsen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.subjectDescriptive bibliographic researchen
dc.titleOs usos sociopolíticos das tecnologias da informação e comunicação em movimentos sociais e suas relações com a formação cidadãpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBlanco, Gabriela Diaspt_BR
dc.identifier.nrb001172888pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples