Suicídio juvenil : papéis e possibilidades do ambiente escolar e da disciplina de sociologia
dc.contributor.advisor | Oliveira, Daniela | pt_BR |
dc.contributor.author | Maia, Betina Lucia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T10:29:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/261937 | pt_BR |
dc.description.abstract | Em constante movimento, a sociedade contemporânea é palco de altos índices de suicídio juvenil. Diante disto, surgem inúmeros questionamentos que fomentam a intencionalidade do estudo e aprofundamento da temática com vistas na interpretação deste problema social. Sendo assim, este trabalho objetivou explorar elementos teóricos sobre o assunto, bem como compreender a realidade de uma instituição escolar do interior do Rio Grande do Sul e de seus educandos ligada à questão do suicídio. Ademais, concebeu-se a intepretação dos papéis da escola e da disciplina de sociologia enquanto agentes educacionais de nível médio frente ao problema do suicídio juvenil. A metodologia eleita para a realização do trabalho foi a pesquisa qualitativa, tendo como métodos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e trabalho de campo. Como resultado da pesquisa encontrou-se a família como agente potencializador de conflitos, além disso, concebeu-se grandes dificuldade na relação família/escola. A disciplina de sociologia se evidencia como sendo um campo de formação integral do indivíduo gerando autonomia ao colaborar no gerenciamento de critérios para vivência da sua cidadania. | pt_BR |
dc.description.abstract | In constant movement, contemporary society is the scene of high rates of youth suicide. In view of this, numerous questions arise that encourage the intentionality of the study and deepening of the theme with a view to interpreting this social problem. Therefore, this work aimed to explore theoretical elements on the subject, as well as to understand the reality of a school institution in the interior of Rio Grande do Sul and its students linked to the issue of suicide. Furthermore, the interpretation of the roles of the school and the discipline of sociology as medium-level educational agents facing the problem of youth suicide was conceived. The methodology chosen for carrying out the work was qualitative research, using bibliographical research and field work as data collection methods. As a result of the research, the family was found to be a potentiating agent of conflicts, in addition, great difficulties were conceived in the family/school relationship. The discipline of sociology is evidenced as being a field of integral formation of the individual generating autonomy by collaborating in the management of criteria for living their citizenship. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ciências sociais : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Suicide | en |
dc.subject | Suicídio | pt_BR |
dc.subject | Youth suicide | en |
dc.subject | School | en |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Sociology | en |
dc.title | Suicídio juvenil : papéis e possibilidades do ambiente escolar e da disciplina de sociologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Camargo, Carla Souza de | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001172476 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Sociais (762)