Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorComunello, Felipe Josépt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Josiane de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:29:21Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261934pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga o que motiva docentes e adolescentes a se envolverem no estudo da Sociologia no Ensino Médio. Diante da impermanência da Sociologia como disciplina obrigatória no currículo escolar brasileiro, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, no Campus de Bento Gonçalves, mantém a disciplina em seu currículo e reconhece no componente os seus diferenciais enquanto ciência. Para isso, foi realizado um estudo etnográfico no Projeto de Ensino de Sociologia para Adolescentes, promovido pelo IFRS. A pesquisa qualitativa se concentrou em acompanhar bolsistas e professores da edição de 2022 do Projeto, a fim de se traçar um perfil de todos esses atores. Busca-se identificar se é possível criar espaços para o estudo amplo da Sociologia, ao mesmo tempo em os professores oportunizam uma vivência de docência aos bolsistas.pt_BR
dc.description.abstractThis research explores what motivates teachers and teenagers to get involved in the study of Sociology in High School. Faced with the impermanence of Sociology as a mandatory subject in the Brazilian school curriculum, the Federal Institute of Rio Grande do Sul, at the Bento Gonçalves Campus, maintains the subject in its curriculum and recognizes on the component its differentials as a science. For this, an ethnographic study was carried out in the Sociology Teaching Project for Teenagers, promoted by IFRS. The qualitative research focused on accompanying students in training and professors in the 2022 edition of the Project, in order to draw a profile of all these actors. The goal is to identify whether it is possible to create spaces for the broad study of Sociology, at the same time that professors provide an experience of teaching to students in training.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectTeaching of sociologyen
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectEthnographyen
dc.subjectSociologyen
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectSociology in high schoolen
dc.titleEnsinar, ensinando a ensinar : sociologia como lugar de aprendizagem da docência, a partir de um olhar etnográficopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAbalos Junior, Jose Luispt_BR
dc.identifier.nrb001172757pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples