Temas contemporâneos transversais e o ensino de sociologia : reflexões da prática docente
dc.contributor.advisor | Dal Forno, Marlise Amália Reinehr | pt_BR |
dc.contributor.author | Stumpf, Aline | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T10:29:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/261930 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca refletir sobre como os Temas Contemporâneos Transversais da BNCC podem ser relacionados com o ensino de Sociologia. Há fatores estruturais presentes na sociedade que, quando identificados dentro do contexto escolar, podem se transformar em uma situação de aprendizagem e tornar-se o eixo estruturador das práticas escolares. Desta forma, podemos pensar em formas efetivas de incluir os Temas Contemporâneos Transversais como eixos temáticos norteadores, e assim refletir e identificar o processo de construção dos padrões culturais que estabelecem relações de desigualdade nas camadas populacionais da sociedade brasileira, a partir de conceitos sociológicos como desnaturalização e estranhamento. O estudo bibliográfico, busca também, se debruçar sobre o ensino de sociologia, seus campos e subcampos como forma de desenvolver efetivamente e de forma aplicável em sala de aula os Temas Contemporâneos Transversais. De cunho qualitativo, o trabalho utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa etnográfica. Os resultados deste trabalho nos mostrou como os Temas Contemporâneos Transversais da BNCC podem ser relacionados com o ensino de Sociologia, a importância das Ciências Sociais também nos anos finais do Ensino Fundamental e como os TCTs podem ser desenvolvidos de forma teórica e prática, a partir de conceitos Sociológicos. Os eixos temáticos dos TCTs relacionados com o ensino de Sociologia, possibilitam a promoção de um ensino reflexivo, plural e que possibilite a desconstrução de padrões e formas de pensar. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject | Ciências sociais : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Temas transversais | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | Temas contemporâneos transversais e o ensino de sociologia : reflexões da prática docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Aranda, Yara Paulina Cerpa | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001172462 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Sociais (748)