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dc.contributor.advisorWives, Daniela Garcezpt_BR
dc.contributor.authorAzevedo, Jeferson Alexandre Schleder dept_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:28:41Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261922pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho buscou analisar algumas consequências da implementação da Lei 13.415 de 2017, que trouxe diversas mudanças ao Ensino Médio nas escolas brasileiras. O foco principal deste estudo de caráter exploratório foi a análise de como essas mudanças afetaram a grade curricular em uma escola estadual de Ensino Médio localizada no Bairro Navegantes em Porto Alegre, trazendo o Projeto de Vida como nova disciplina e diminuindo substancialmente a presença da Sociologia. Tendo como ponto de partida a bibliografia e a produção acadêmica sobre o tema, a pesquisa de cunho qualitativo, buscou através de observações e entrevistas com questões abertas, ouvir professores e equipe diretiva, a fim de elucidar como esses processos têm se desenvolvido e afetado o cotidiano da escola. As análises do material coletado nos levaram ao indicativo que outras produções já apontavam em relação a grande controvérsia e confusão que o chamado Novo Ensino Médio trouxe às escolas. Como resultado, a pesquisa apontou que a falta de clareza nas orientações e no texto da Lei não trouxeram contribuições positivas à formatação do Ensino Médio e sua aplicação no cotidiano da escola.pt_BR
dc.description.abstractThe present work sought to analyze some consequences of the implementation of Law 13,415 of 2017, which brought several changes to secondary education in Brazilian schools. The main focus of this exploratory study was the analysis of how these changes affected the curriculum in a state high school located in Bairro Navegantes in Porto Alegre, bringing the Life Project as a new discipline and significantly reducing the presence of Sociology . Taking the bibliography and academic production on the subject as a starting point, the qualitative research also sought, through open question interviews, with teachers and the management team, to elucidate how these processes have developed and affected the daily life of the school. The analysis of the collected material led us to the indication that other productions already pointed out in relation to the great controversy and confusion that the so-called New Secondary Education brought to schools. The lack of clarity in the guidelines and in the text of the law did not bring positive contributions to the formatting of secondary education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNew high schoolen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLife projecten
dc.subjectSociologyen
dc.subjectProjeto de vidapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleProjeto de vida e sociologia no novo ensino médio : encontros e desencontros em uma escola estadual de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBotezini, Natana Alvinapt_BR
dc.identifier.nrb001172753pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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