Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFleury, Lorena Cândidopt_BR
dc.contributor.authorCavalheiro, Rubens da Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:28:28Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261918pt_BR
dc.description.abstractO objetivo principal da pesquisa, classificada como pesquisa descritiva, é o de investigar como a “imaginação sociológica” é desenvolvida na disciplina de sociologia na rede pública estadual do Rio Grande do Sul, nas turmas do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio, do turno da noite, particularmente na Escola Estadual de Ensino Médio Cecília Meireles, situada no território central da cidade de Sapucaia do Sul, região metropolitana de Porto Alegre. A hipótese da pesquisa é centrada na perspectiva de que o ensino de sociologia nas escolas oportuniza aos agentes sociais em formação uma preparação para lidar com a diversidade, com o debate de visões sobre o mundo social que estão em circulação e com a construção de um pensamento crítico para a afirmação do ideal democrático e da cidadania. A pesquisa utilizou-se de técnicas padronizadas de coleta de dados que são o questionário e a observação sistemática. A metodologia que foi empregada é a mista, porque envolveu tanto elementos da pesquisa quantitativa, quanto da pesquisa qualitativa, o que pode ser examinado no planejamento e coleta, na organização dos dados, no processamento, na análise, interpretação e visualização das informações. A pesquisa assumiu a forma de levantamento, e os objetivos específicos foram o de traçar o perfil socioeconômico dos educandos, bem como a percepção destes a respeito do ensino da disciplina de sociologia. Os resultados da pesquisa mostraram resultados opostos nas turmas do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio. No Ensino Médio, a maior parte dos alunos disse ser indiferente à disciplina de sociologia, que deveria ter o caráter de opcional, facultativa. Já na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio, os alunos afirmaram gostar das aulas de sociologia, a qual deveria constar de forma obrigatória no currículo escolar. A convergência, nas duas formas de ensino, está na temática da disciplina, considerada adequada. A conclusão da pesquisa é a de que não é possível afirmar que o ensino de sociologia, na EEEM Cecília Meireles, produz a “imaginação sociológica”.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of the research, classified as descriptive research, is to investigate how the “sociological imagination” is developed in the discipline of sociology in the state public network of Rio Grande do Sul, in high school and youth and adult education classes (EJA), High School, on the night shift, particularly at the State High School Cecília Meireles, located in the central territory of the city of Sapucaia do Sul, metropolitan region of Porto Alegre. The research hypothesis is centered on the perspective that the teaching of sociology in schools provides social agents in formation with a preparation to deal with diversity, with the debate of views about the social world that are in circulation and with the construction of a thought critical to the affirmation of the democratic ideal and citizenship. The research used standardized data collection techniques, which are the questionnaire and systematic observation. The methodology that was used is mixed, because it involved both quantitative and qualitative research elements, which can be examined in the planning and collection, data organization, processing, analysis, interpretation and visualization of information. The research took the form of a survey, and the specific objectives were to outline the socioeconomic profile of the students, as well as their perception of the teaching of sociology. The results of the research showed opposite results in the classes of High School and Youth and Adult Education (EJA), High School. In high school, most students said they were indifferent to the discipline of sociology, which should have an optional, optional character. In the Education of Youth and Adults (EJA), High School, students said they liked the sociology classes, which should be included in the school curriculum. The convergence, in the two forms of teaching, is in the theme of the discipline, considered adequate. The conclusion of the research is that it is not possible to state that teaching sociology at EEEM Cecília Meireles produces “sociological imagination”.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectYouth and adult educationen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTeaching sociologyen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectSociological imaginationen
dc.subjectPesquisa sócio-antropológicapt_BR
dc.subjectSapucaia do Sul (RS)pt_BR
dc.subjectMixed methodologyen
dc.subjectPerception of the discipline sociologyen
dc.subjectSocioanthropological researchen
dc.titleA sociologia no ensino médio e na educação de jovens e adultos (EJA), ensino médio : a experiência da Escola Cecília Meireles, Sapucaia do Sul-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBlanco, Gabriela Diaspt_BR
dc.identifier.nrb001172903pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples