O que você vai ser quando você crescer? : como a escola percebe a construção identitária da juventude
dc.contributor.advisor | Wives, Daniela Garcez | pt_BR |
dc.contributor.author | Garcia, Franciele Job | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T10:27:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/261910 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo aborda o papel da escola no processo de construção identitário do discente. O objetivo deste trabalho é pautar o porquê os jovens estão se perdendo durante seus processos, quais as razões estão somando negativamente e como a escola pode ajudar os alunos a retomarem o controle deste processo. O estudo tem caráter qualitativo e se deu através de entrevistas, com questões abertas, com o corpo docente da escola da rede estadual de Ensino Médio da cidade de Minas do Leão. Realizou-se uma revisão ampla bibliográfica, sobre o tema deste estudo, em artigos, teses e ademais materiais, evidenciando fatores capazes de nortear este estudo, sobre bases sólidas e alicerçadas em conhecimentos específicos e pertinentes a área de pesquisa. Como principais resultados pode-se destacar o uso das redes sociais, pois dos principais fatores contrários a vida do discente é o uso exagerado das redes sociais. Os jovens deixam-se ser influenciados por elas, abdicando de sua autonomia para seguir o que ali é dito. Com isso passam a ser o que essas plataformas ditam e perdem-se em seu processo de construção identitária. Outro resultado relevante, para que os jovens percam a postura autônoma, é a falta de preocupação com o futuro, acabam vivendo um dia por vez. Também é importante ressaltar que a escola busca adotar medidas para aproximar as famílias, procurando sempre atendê-los da melhor forma possível e consequentemente, sempre que necessário, busca o auxílio dessas famílias para que nossos jovens se encontrem e consigam alcançar seus objetivos com sucesso. A escola tem um papel crucial na construção identitária dos jovens no que se refere ao âmbito cultural, pois essa construção identitária é necessária para que haja um desenvolvimento nesse meio. E finalmente evidenciou-se que os discentes estão condicionados a uma realidade onde estão acomodados com suas realidades sem perspectivas de um futuro financeiro e profissional mais confortáveis. Portanto o processo de construção identitária deve ser algum onde o indivíduo garante o protagonismo em uma história que pode sim ter um final muito diferente do que outros definiram. A escola Horta Barbosa tem consciência sobre seu papel nesse processo e busca todos os meios para fazer com que isso se torne realidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study addresses the role of the school in the student's identity construction process. The objective of this work is to guide why young people are getting lost during their processes, what reasons are adding up negatively and how the school can help students to regain control of this process. The study has a qualitative character and was carried out through interviews, with open questions, with the teaching staff of the state high school network in the city of Minas do Leão. A broad bibliographical review was carried out, on the subject of this study, in articles, theses and other materials, evidencing factors capable of guiding this study, on solid bases and grounded in specific and pertinent knowledge to the research area. As main results, the use of social networks can be highlighted, since one of the main factors against the student's life is the exaggerated use of social networks. Young people allow themselves to be influenced by them, abdicating their autonomy to follow what is said there. With that, they become what these platforms dictate and are lost in their process of identity construction. Another relevant result, for young people to lose their autonomous posture, is the lack of concern for the future, they end up living one day at a time. It is also important to point out that the school seeks to adopt measures to bring families closer together, always trying to serve them in the best possible way and consequently, whenever necessary, seeks the help of these families so that our young people can meet and achieve their goals successfully. The school plays a crucial role in the construction of the identity of young people in terms of the cultural sphere, as this identity construction is necessary for development in this environment. And finally, it was shown that students are conditioned to a reality where they are accommodated with their realities without perspectives of a more comfortable financial and professional future. Therefore, the process of identity construction must be one in which the individual guarantees the leading role in a story that may indeed have a very different ending than what others have defined. The Horta Barbosa school is aware of its role in this process and seeks all means to make it a reality. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ciências sociais : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Student autonomy | en |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Identity construction | en |
dc.subject | School | en |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Young people and the recognition process | en |
dc.title | O que você vai ser quando você crescer? : como a escola percebe a construção identitária da juventude | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Botezini, Natana Alvina | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001172678 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Ciências Sociais (764)