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dc.contributor.advisorGrisa, Catiapt_BR
dc.contributor.authorVeiga, Maria Das Neves Wollenhaupt dapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:27:35Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261903pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo contribuir com a literatura acadêmica sobre o Covid-19 e suas repercussões na aprendizagem de escolares das séries iniciais da Educação Básica. Para tanto, a pesquisa foi realizada no município de Tramandaí, litoral norte do Rio Grande do Sul. O método utilizado foi qualitativo e desenvolvido a partir de pesquisa in loco em duas escolas de Ensino Fundamental através de entrevistas feitas no modo presencial e pelas ferramentas digitais como WhatsApp, gravador de voz e e-mail, com Professores (as), gestores (as) dos setores pedagógicos, pais/mães e/ou responsáveis pelos escolares. Assim sendo, procuramos investigar como a pandemia impactou as escolas e os familiares de seus estudantes, apresentando relatos de vivência dos atores envolvidos e os efeitos do desigual acesso aos meios tecnológicos. A pesquisa provocou reflexão sobre lacunas na aprendizagem evidenciadas em alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e abriu espaço, com o surgimento de novas ferramentas digitais, para novas alternativas de trabalho no município constituindo um movimento de aprender a reaprender na busca de construir decisões para o futuro.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to contribute to the academic literature on Covid-19 and its repercussions on the learning of students in the initial series of Basic Education. For that, the research was carried out in the municipality of Tramandaí, north coast of Rio Grande do Sul. The method used was qualitative and developed from in loco research in two Elementary Schools through interviews carried out in person and through digital tools such as WhatsApp, voice recorder and e-mail, with Teachers, managers from the pedagogical sectors, parents/mothers and/or guardians of the students. Therefore, we seek to investigate how the pandemic has impacted schools and their students' families, presenting experience reports of the actors involved and the effects of unequal access to technological means. The research provoked reflection on gaps in learning evidenced in students from the 1st to the 5th year of Elementary School and opened space, with the emergence of new digital tools, for new work alternatives in the municipality, constituting a movement of learning to relearn in the search to build decisions for the future.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectLearning deficitsen
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental : Séries iniciaispt_BR
dc.subjectPandemia de COVID-19 (2020-)pt_BR
dc.subjectTramandaí (RS)pt_BR
dc.titleO impacto da pandemia do COVID-19 na aprendizagem das séries inicias na educação básica em Tramandaí-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLauda, Luciene Zenaide Andradept_BR
dc.identifier.nrb001172845pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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