O impacto da pandemia do COVID-19 na aprendizagem das séries inicias na educação básica em Tramandaí-RS
dc.contributor.advisor | Grisa, Catia | pt_BR |
dc.contributor.author | Veiga, Maria Das Neves Wollenhaupt da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T10:27:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/261903 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo contribuir com a literatura acadêmica sobre o Covid-19 e suas repercussões na aprendizagem de escolares das séries iniciais da Educação Básica. Para tanto, a pesquisa foi realizada no município de Tramandaí, litoral norte do Rio Grande do Sul. O método utilizado foi qualitativo e desenvolvido a partir de pesquisa in loco em duas escolas de Ensino Fundamental através de entrevistas feitas no modo presencial e pelas ferramentas digitais como WhatsApp, gravador de voz e e-mail, com Professores (as), gestores (as) dos setores pedagógicos, pais/mães e/ou responsáveis pelos escolares. Assim sendo, procuramos investigar como a pandemia impactou as escolas e os familiares de seus estudantes, apresentando relatos de vivência dos atores envolvidos e os efeitos do desigual acesso aos meios tecnológicos. A pesquisa provocou reflexão sobre lacunas na aprendizagem evidenciadas em alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e abriu espaço, com o surgimento de novas ferramentas digitais, para novas alternativas de trabalho no município constituindo um movimento de aprender a reaprender na busca de construir decisões para o futuro. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work aims to contribute to the academic literature on Covid-19 and its repercussions on the learning of students in the initial series of Basic Education. For that, the research was carried out in the municipality of Tramandaí, north coast of Rio Grande do Sul. The method used was qualitative and developed from in loco research in two Elementary Schools through interviews carried out in person and through digital tools such as WhatsApp, voice recorder and e-mail, with Teachers, managers from the pedagogical sectors, parents/mothers and/or guardians of the students. Therefore, we seek to investigate how the pandemic has impacted schools and their students' families, presenting experience reports of the actors involved and the effects of unequal access to technological means. The research provoked reflection on gaps in learning evidenced in students from the 1st to the 5th year of Elementary School and opened space, with the emergence of new digital tools, for new work alternatives in the municipality, constituting a movement of learning to relearn in the search to build decisions for the future. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Ciências sociais : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Learning deficits | en |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental : Séries iniciais | pt_BR |
dc.subject | Pandemia de COVID-19 (2020-) | pt_BR |
dc.subject | Tramandaí (RS) | pt_BR |
dc.title | O impacto da pandemia do COVID-19 na aprendizagem das séries inicias na educação básica em Tramandaí-RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Lauda, Luciene Zenaide Andrade | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001172845 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Sociais (767)