A sociologia e a educomunicação no contexto do ensino médio : a integração das novas tecnologias ao universo escolar
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender a relação entre a educação e a comunicação em sala de aula. Utilizando-se de um conceito relativamente novo, a Educomunicação, busca-se analisar, partindo-se da perspectiva sociológica, como as ferramentas digitais estão inseridas no contexto escolar, a maneira como se portam os estudantes ao fazer uso destas, os desafios e anseios dos professores e as perspectivas de obtenção do conhecimento mediado por tais mecanismos. Na pesquisa foi utilizada a ap ...
Este trabalho tem como objetivo compreender a relação entre a educação e a comunicação em sala de aula. Utilizando-se de um conceito relativamente novo, a Educomunicação, busca-se analisar, partindo-se da perspectiva sociológica, como as ferramentas digitais estão inseridas no contexto escolar, a maneira como se portam os estudantes ao fazer uso destas, os desafios e anseios dos professores e as perspectivas de obtenção do conhecimento mediado por tais mecanismos. Na pesquisa foi utilizada a aplicação de entrevistas semiestruturadas para analisar as experiências de um recorte de estudantes e professores do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti, de Sobradinho, região Centro Serra do Rio Grande do Sul. Fez-se importante analisar o que a Educomunicação proporciona enquanto novo paradigma na interface Comunicação/Educação. A partir dos relatos coletados e da relação com o referencial bibliográfico, percebe-se que o planejamento, condução e aplicação de didáticas envolvendo as ferramentas digitais e os meios de comunicação são capazes de ampliar o diálogo entre estudantes e professores, através de uma gestão comunicativa, estimulando uma participação ativa dos discentes em seu processo de aprendizagem, além de provocar estímulos para uma participação social efetiva e crítica em uma sociedade em constante transformação. ...
Abstract
This study aims to understand the relation between education and communication in the classroom. Using a relatively new concept, Educommunication, we seek to analyze, starting from a sociological perspective, how digital tools are inserted in the school context, the way students behave when using them, the challenges and desires of teachers and the prospects for obtaining knowledge mediated by such mechanisms. In the research, the application of semi-structured interviews was used to analyze th ...
This study aims to understand the relation between education and communication in the classroom. Using a relatively new concept, Educommunication, we seek to analyze, starting from a sociological perspective, how digital tools are inserted in the school context, the way students behave when using them, the challenges and desires of teachers and the prospects for obtaining knowledge mediated by such mechanisms. In the research, the application of semi-structured interviews was used to analyze the experiences of a group of high school students and teachers from Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti, from Sobradinho, in the Centro Serra region of Rio Grande do Sul. It was important to analyze what Educommunication provides as a new paradigm in the Communication/Education interface. From the collected reports and the relationship with the bibliographic reference, it is clear that the planning, conduction and application of didactics involving digital tools and the means of communication are capable of expanding the dialogue between students and teachers, through a communicative management, encouraging active participation of students in their learning process, in addition to stimulating effective and critical social participation in a society in constant transformation. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (762)
Este item está licenciado na Creative Commons License