Show simple item record

dc.contributor.advisorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Camila Abreupt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:27:00Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261894pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo visa apresentar o Ensino de Sociologia: Análise da cultura indígena em dois livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático entre 2012 e 2017. Nesse âmbito, o objetivo geral da pesquisa buscou identificar como os livros didáticos de Sociologia têm apresentado a cultura indígena de maneira visual e escrita após a homologação da Lei 11645/2008. Quanto aos objetivos específicos, o estudo buscou analisar a presença da temática Cultura Indígena nos livros didáticos de Sociologia utilizados na escola onde realizei o estágio de docência, observando os elementos visuais das imagens apresentadas e relacionando-as com expressões textuais correspondentes. A produção de dados para o estudo se deu através de análise documental por meio do método de análise de conteúdo e abordagem de cunho qualitativo. Observou-se o apagamento epistemológico e a desconsideração da complexidade e da pluralidade étnica dos povos originários na análise empreendida. Os resultados da pesquisa indicaram que a contribuição do livro didático de Sociologia para a compreensão qualificada e desmistificada dos povos originários ainda é muito aquém da pluralidade étnica dos mesmos, pois considerou-se a pouca visibilidade dada à diversidade dos mesmos, assim como a presença e reiteração de muitos estereótipos.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to present the Teaching of Sociology: Analysis of indigenous culture in two textbooks approved by the National Textbook Plan between 2012 and 2017. In this context, the general objective of the research sought to identify how Sociology textbooks have presented the culture indigenous people in a visual and written way after the ratification of Law 11645/2008. As for the specific objectives, the study sought to analyze the presence of the Indigenous Culture theme in Sociology textbooks used at the school where I took the teaching internship, observing the visual elements of the images presented and relating them to corresponding textual expressions. The production of data for the study took place through document analysis using the content analysis method and a qualitative approach. There was an epistemological deletion and disregard for the complexity and ethnic plurality of the original peoples in the analysis undertaken. The results of the research indicated that the contribution of the Sociology textbook for the qualified and demystified understanding of the originary peoples is still far below their ethnic plurality, since it was considered that the little visibility given to their diversity, as well as the presence and reiteration of many stereotypes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlano Nacional do Livro Didáticopt_BR
dc.subjectImage of indigenous culturesen
dc.subjectSociology textbooken
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectCultura indígenapt_BR
dc.subjectNational textbook planen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleEnsino de sociologia : análise da cultura indígena em dois livros didáticos aprovados pelo plano nacional do livro didático entre 2012 e 2017pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBotezini, Natana Alvinapt_BR
dc.identifier.nrb001172479pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record