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dc.contributor.authorWelp, Anamaria Kurtz de Souzapt_BR
dc.contributor.authorAlves, Leonardo Teixeira Madridpt_BR
dc.date.accessioned2023-06-27T03:32:23Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2317-3475pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259505pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como finalidade apresentar a descrição e a reflexão oriundas do processo de elaboração e da aplicação da sequência didática (SD) La Vida Universitaria, para a disciplina de Espanhol I do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O material foi criado com o propósito de oferecer oportunidades de aprendizado com base em temas relevantes aos alunos ingressantes na universidade e proporcionar interações significativas a partir de gêneros discursivos que circulam nas práticas sociais desempenhadas por esse público. O artigo inicia apresentando a metodologia utilizada na construção da SD e a fundamentação teórica que sustentou sua produção: gêneros do discurso, multiletramentos e ensino com base em tarefas. Posteriormente, é descrita a composição do material, seguida dos produtos finais elaborados pelos alunos. Como resultado, verificou-se que o engajamento do grupo de alunos de Espanhol I, no primeiro semestre do curso de Letras da UFRGS, foi evidenciado pelos textos produzidos. Foi possível perceber nos produtos finais o uso da língua para fazer coisas no mundo, refletindo a própria definição de multiletramentos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the description and reflection on the production and teaching of the didactic sequence (DS) La Vida Universitaria, for the Spanish I course of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Languages and Arts Program. The material was created as a way to offer learning opportunities based on relevant topics for university students and to provide significant interactions from discursive genres that circulate in the social practices performed by freshmen. The article begins by presenting the methodology used in the construction of the DS and the theoretical framework that supported its production: discourse genres, multiliteracies and task-based learning. Subsequently, the composition of the material is described followed by the final products prepared by the students. As a result, it was verified that the engagement of the group of Spanish I students in the first semester of the UFRGS Languages and Arts Program was evidenced by the texts produced. Students’ final productions displayed the use of language to do things in the world, reflecting the very definition of multiliteracies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartof(Con)textos linguísticos. Vitória, ES. Vol. 13, n. 26 (2019), p. 102-118pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdditional language teachingen
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectUniversity lifeen
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (espanhol)pt_BR
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.titleO processo de construção da sequência didática La vida universitariapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001168800pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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