Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVieira, Lucimar de Fátima dos Santospt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Delonice da Rosapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-26T03:31:17Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259480pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa faz uma abordagem a respeito do uso de figuras na prática educativa geográfica, tendo como ponto de partida, a seguinte problematização: identificar as metodologias e os recursos didático-pedagógicos utilizados pelos professores de Geografia dos anos finais do ensino fundamental, no município de Seberi/RS. Compuseram os objetivos específicos conhecer como os professores usam as figuras como recurso didático; identificar as metodologias utilizadas pelos professores de Geografia; identificar os recursos didáticos utilizados nas aulas. A pesquisa foi realizada no município de Seberi, no estado do Rio Grande do Sul, com entrevistas semiestruturadas aos professores que lecionam o componente curricular de Geografia nos anos finais do ensino fundamental, da educação básica. Pode-se concluir que todas as professoras que participaram da pesquisa utilizam algum tipo de figura no processo de ensino/aprendizagem, procuram deixar as aulas mais dinâmicas, a fim de que os alunos consigam compreender o conteúdo. Contudo, mesmo com todo o empenho, destaca-se que as docentes encontram algum grau de dificuldade, seja pela falta de equipamentos nas escolas, ou falta de interesse dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThe present research approaches the use of figures in geographical educational practice, having as a starting point the following problematization: to identify the methodologies and didactic-pedagogical resources used by Geography teachers in the final years of elementary school in the municipality from Seberi/RS. The specific objectives were to know how teachers use pictures as a didactic resource; identify the methodologies used by Geography teachers; identify the didactic resources used in the classes. The research was carried out in the municipality of Seberi, in the state of Rio Grande do Sul, with semi-structured interviews with teachers who teach the curricular component of Geography in the final years of elementary school, basic education. It can be concluded that all the teachers who participated in the research use some type of figure in the teaching/learning process, they try to make the classes more dynamic, so that the students can understand the content. However, even with all the effort, it is noteworthy that the teachers encounter some degree of difficulty, either due to the lack of equipment in the schools, or lack of interest from the students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectGeography teachingen
dc.subjectEnsino fundamental : Séries finaispt_BR
dc.subjectFiguresen
dc.subjectFinal yearsen
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectSeberi (RS)pt_BR
dc.titleAs figuras e o ensino de geografia na visão dos professores do ensino fundamental de Seberi/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFett Júnior, Neypt_BR
dc.identifier.nrb001171888pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationGeografia – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples