As figuras e o ensino de geografia na visão dos professores do ensino fundamental de Seberi/RS
dc.contributor.advisor | Vieira, Lucimar de Fátima dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Barbosa, Delonice da Rosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-26T03:31:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/259480 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa faz uma abordagem a respeito do uso de figuras na prática educativa geográfica, tendo como ponto de partida, a seguinte problematização: identificar as metodologias e os recursos didático-pedagógicos utilizados pelos professores de Geografia dos anos finais do ensino fundamental, no município de Seberi/RS. Compuseram os objetivos específicos conhecer como os professores usam as figuras como recurso didático; identificar as metodologias utilizadas pelos professores de Geografia; identificar os recursos didáticos utilizados nas aulas. A pesquisa foi realizada no município de Seberi, no estado do Rio Grande do Sul, com entrevistas semiestruturadas aos professores que lecionam o componente curricular de Geografia nos anos finais do ensino fundamental, da educação básica. Pode-se concluir que todas as professoras que participaram da pesquisa utilizam algum tipo de figura no processo de ensino/aprendizagem, procuram deixar as aulas mais dinâmicas, a fim de que os alunos consigam compreender o conteúdo. Contudo, mesmo com todo o empenho, destaca-se que as docentes encontram algum grau de dificuldade, seja pela falta de equipamentos nas escolas, ou falta de interesse dos alunos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research approaches the use of figures in geographical educational practice, having as a starting point the following problematization: to identify the methodologies and didactic-pedagogical resources used by Geography teachers in the final years of elementary school in the municipality from Seberi/RS. The specific objectives were to know how teachers use pictures as a didactic resource; identify the methodologies used by Geography teachers; identify the didactic resources used in the classes. The research was carried out in the municipality of Seberi, in the state of Rio Grande do Sul, with semi-structured interviews with teachers who teach the curricular component of Geography in the final years of elementary school, basic education. It can be concluded that all the teachers who participated in the research use some type of figure in the teaching/learning process, they try to make the classes more dynamic, so that the students can understand the content. However, even with all the effort, it is noteworthy that the teachers encounter some degree of difficulty, either due to the lack of equipment in the schools, or lack of interest from the students. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Geografia : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Geography teaching | en |
dc.subject | Ensino fundamental : Séries finais | pt_BR |
dc.subject | Figures | en |
dc.subject | Final years | en |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Seberi (RS) | pt_BR |
dc.title | As figuras e o ensino de geografia na visão dos professores do ensino fundamental de Seberi/RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Fett Júnior, Ney | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001171888 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Geografia – Litoral Norte: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License