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dc.contributor.advisorKalsing, Rejane Margarete Schaeferpt_BR
dc.contributor.authorGonchoroski, Larissa da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-26T03:31:06Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259474pt_BR
dc.description.abstractA discussão sobre a importância e o papel da agricultura familiar no desenvolvimento brasileiro vem ganhando força nos últimos anos e tem sido impulsionada por debates sobre desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda, segurança alimentar e desenvolvimento local, entre outros. A Pedagogia da alternância praticada nas instituições conhecidas como Casa Familiar Rural tem se mostrado uma alternativa de grande importância para o aprendizado dos jovens e para que permaneçam do campo com a sucessão familiar. Este estudo teve como objetivo compreender as possíveis relações da formação do jovem agricultor, proposta pelas Casas Familiares Rurais, para a contribuição para a sucessão familiar e para a continuidade de pequenas propriedades no campo, justificando-se pela necessidade de compreender se a Pedagogia da alternância e o ensino na casa familiar rural podem manter os jovens agricultores no campo, a partir da análise dessa proposta pedagógica, que busca uma educação ligada ao campo e às necessidades do espaço onde os jovens estão localizados. Para desenvolvimento deste estudo foram realizadas pesquisas em sites, artigos, livros e materiais que tratam sobre o tema.pt_BR
dc.description.abstractThe discussion on the importance and role of family farming in Brazilian development has been gaining strength in recent years and has been driven by debates on sustainable development, job and income generation, food security and local development, among others. The Pedagogy of alternation practiced in institutions known as Casa Familiar Rural has proved to be an alternative of great importance for the learning of young people and for them to remain in the countryside with family succession. This study aims to understand the possible relationships of the formation of the young farmer, proposed by the Rural Family Houses, for the contribution to family succession and for the continuity of small properties in the countryside, justified by the need to understand whether the Pedagogy of alternation and teaching in the rural family home can keep young farmers in the countryside, based on the analysis of this pedagogical proposal, which seeks an education linked to the countryside and the needs of the space where young people are located. For the development of this study, research is carried out on websites, articles, books and materials that deal with the subject.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectFamily farmingen
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectRural family homeen
dc.subjectPedagogia da alternânciapt_BR
dc.subjectPedagogy of alternationen
dc.subjectSucessão familiarpt_BR
dc.subjectFamily successionen
dc.titleA pedagogia da alternância e a sucessão na agricultura familiarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001172013pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationGeografia – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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