Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMaurente, Vanessa Soarespt_BR
dc.contributor.authorMaraschin, Clecipt_BR
dc.contributor.authorBiazus, Maria Cristina Villanovapt_BR
dc.date.accessioned2010-09-24T04:18:37Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25946pt_BR
dc.description.abstractEste artigo busca discutir as possibilidades de construção de estratégias de pesquisa e de intervenção por meio das tecnologias de produção de imagem fotográfica digital. Para tanto, trazemos uma experiência realizada em um serviço de saúde mental infanto-juvenil em Porto Alegre, Brasil. Em tal experiência, buscamos construir uma forma específica de conceber as relações entre sujeitos e tecnologias, o acoplamento tecnológico, assim como tentamos modular este acoplamento com a realização de oficinas de fotografia digital, nas quais jovens em tratamento e equipe técnica produziram imagens a partir de uma questão que lhes foi proposta. Discutimos de que modo a fotografia pode, por meio de um acoplamento cognição-máquina, garantir possibilidades de criação. Nossa hipótese é a de que isso se tornará possível por meio da colocação de uma proposta, pensada a partir do campo de pesquisa. Desse modo, buscamos encaminhar a construção de uma forma de pesquisar e produzir ações em campo através da tecnologia.pt_BR
dc.description.abstractThis article seeks to discuss the possibilities of building research and intervention strategies through the use of technology for producing digital photographic images. For this means, we bring into discussion an experience undertaken in a mental health service for children and adolescents Porto Alegre, Brazil. In this experience, we sought to build a way to conceive the relation between subjects and technologies: the concept of technological coupling. This coupling was modulated through digital photography workshops, in which patients and hospital staff produced images to answer a specific question. We discuss ways in which photography can guarantee possibilities of creation through the coupling of cognition and technology. Our hypothesis is that this will become possible by placing a proposal based on the research field. In this way, we seek to lay the ground for building ways to research and produce action in the research field through the use of technology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 34, n. 1 (jan./abr. 2009), p. 103-121pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOficina terapêuticapt_BR
dc.subjectTechnological couplingen
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectTherapeutic workshopen
dc.subjectMental healthen
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectYoungen
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectExperiências de ensinopt_BR
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleModulações de acoplamento tecnológico como estratégia de pesquisa e intevençãopt_BR
dc.title.alternativeModulations of technological coupling as a strategy of research and intervention en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000696290pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples