Conhecendo o Teatro Amazonas : uma proposta metodológica de trabalho de campo para o ensino de Geografia
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O trabalho de campo como prática pedagógica no ensino de geografia, agrega e proporciona aos discentes e docentes uma nova perspectiva sobre o ambiente em que ele está inserido. Conhecer o Teatro Amazonas, seguindo uma proposta metodológica de trabalho de campo para o ensino da geografia na Educação Básica, é fazer o uso de ambientes culturais existentes nas cidades para fins pedagógicos. Compõe o objetivo geral deste trabalho, desenvolver uma proposta metodológica de trabalho de campo para o e ...
O trabalho de campo como prática pedagógica no ensino de geografia, agrega e proporciona aos discentes e docentes uma nova perspectiva sobre o ambiente em que ele está inserido. Conhecer o Teatro Amazonas, seguindo uma proposta metodológica de trabalho de campo para o ensino da geografia na Educação Básica, é fazer o uso de ambientes culturais existentes nas cidades para fins pedagógicos. Compõe o objetivo geral deste trabalho, desenvolver uma proposta metodológica de trabalho de campo para o ensino de geografia na Educação Básica. A respeito dos objetivos específicos, são eles: analisar a importância do trabalho de campo no ensino da Geografia como recurso didático-pedagógicos, pesquisar sobre referências metodológicas para a elaboração de trabalho de campo nas aulas de Geografia, identificando seus procedimentos didático-pedagógicos, e, elaborar uma proposta metodológica de trabalho de campo que proporcione a inserção dos alunos em ambientes culturais, por meio de visita a teatros. A metodologia deste trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre conceitos de trabalho de campo, suas funcionalidades e metodologias em leitura especializada no tema e a elaboração de uma proposta metodológica de trabalho de campo com o Teatro Amazonas para as aulas de Geografia. Com o desenvolvimento desta pesquisa, procurou-se destacar o trabalho de campo como estratégia didático-metodológica para e no processo de ensino-aprendizagem em Geografia, bem como valorizar os ambientes artístico-culturais como espaços de aprendizagem. ...
Abstract
Field work as a pedagogical practice in teaching geography aggregates and provides students and teachers with a new perspective on the environment in which they are inserted. Getting to know Teatro Amazonas, following a methodological proposal of fieldwork for teaching geography in Basic Education, is to make use of existing cultural environments in cities for pedagogical purposes. It comprises the general objective of developing a methodological proposal for fieldwork for teaching geography in ...
Field work as a pedagogical practice in teaching geography aggregates and provides students and teachers with a new perspective on the environment in which they are inserted. Getting to know Teatro Amazonas, following a methodological proposal of fieldwork for teaching geography in Basic Education, is to make use of existing cultural environments in cities for pedagogical purposes. It comprises the general objective of developing a methodological proposal for fieldwork for teaching geography in Basic Education and the specific objectives of analyzing the importance of fieldwork in teaching Geography as a didactic-pedagogical resource, researching methodological references for the elaboration of field work in Geography classes, identifying their didactic-pedagogical procedures, and, Elaborate a methodological proposal for field work that provides the insertion of students in cultural environments, through visits to theaters. The methodology of this work consists of a bibliographical research on fieldwork concepts, its functionalities and methodologies in specialized reading on the subject and the elaboration of a methodological proposal of fieldwork with Teatro Amazonas for Geography classes. With the development of this research, we sought to highlight fieldwork as a didactic-methodological strategy for and in the teaching-learning process in Geography, as well as to value artistic-cultural environments as learning spaces. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Geografia – Litoral Norte: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Geografia (463)
Este item está licenciado na Creative Commons License