O uso de filmes nas aulas de Geografia : uma proposta metodológica para o ensino de Geopolítica
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como proposta evidenciar como o uso de recursos didático-metodológicos alternativos pode auxiliar no ensino de Geografia em sala de aula e auxiliarem os docentes em suas práticas diárias. Teve-se como preocupação central desenvolver uma proposta didática-metodológica que auxilie o docente na organização e preparação de aulas utilizando recursos audiovisuais, assim como analisar os tipos de linguagens visuais relevantes para o ensino da geografia, investigar quais filmes mais p ...
Este trabalho tem como proposta evidenciar como o uso de recursos didático-metodológicos alternativos pode auxiliar no ensino de Geografia em sala de aula e auxiliarem os docentes em suas práticas diárias. Teve-se como preocupação central desenvolver uma proposta didática-metodológica que auxilie o docente na organização e preparação de aulas utilizando recursos audiovisuais, assim como analisar os tipos de linguagens visuais relevantes para o ensino da geografia, investigar quais filmes mais pertinentes para auxiliar no entendimento da queda do Muro de Berlim e suas implicações no âmbito da geopolítica mundial e elaborar uma proposta didática que facilite a compreensão espacial relacionada à geopolítica e utilize um filme como recurso principal. A metodologia utilizada foi através de revisão bibliográfica e, em seguida, desenvolvimento de um material embasado no filme "Adeus, Lênin!", onde se desenvolveu um roteiro de estudos com a finalidade de ser utilizado pelos docentes em sala de aula. Demonstrando, com isso, que é possível desenvolver uma aula interessante e atrativa a partir do uso de recursos audiovisuais, como os filmes, que poderá ser utilizada por qualquer docente que tenha interesse em trabalhar esta temática e/ou utilizar como base para um outro tema. ...
Abstract
This work proposes to demonstrate how the use of alternative didactic-methodological resources can help in the teaching of Geography in the classroom and help teachers in their daily practices. The main concern was to develop a didactic-methodological proposal that helps the teacher in the organization and preparation of classes using audiovisual resources, as well as to analyze the types of visual languages relevant to the teaching of geography, to investigate which films are most relevant to ...
This work proposes to demonstrate how the use of alternative didactic-methodological resources can help in the teaching of Geography in the classroom and help teachers in their daily practices. The main concern was to develop a didactic-methodological proposal that helps the teacher in the organization and preparation of classes using audiovisual resources, as well as to analyze the types of visual languages relevant to the teaching of geography, to investigate which films are most relevant to help in understanding of the fall of the Berlin Wall and its implications in the scope of world geopolitics and to elaborate a didactic proposal that facilitates the spatial understanding related to geopolitics and uses a film as the main resource. The methodology used was through a bibliographic review and then the development of material based on the film "Goodbye, Lenin!", where a study script was developed in order to be used by teachers in the classroom. Demonstrating, therefore, that it is possible to develop an interesting and attractive class based on the use of audiovisual resources, such as films, which can be used by any teacher who is interested in working on this theme and/or using it as a basis for another theme. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Geografia – Litoral Norte: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Geografia (463)
Este item está licenciado na Creative Commons License