Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKalsing, Rejane Margarete Schaeferpt_BR
dc.contributor.authorPotrich, Jéssicapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-26T03:30:08Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259456pt_BR
dc.description.abstractA Educação Ambiental é um campo direcionado à compreensão dos problemas ambientais e formas de enfrentá-los, sem prejudicar os meios naturais. A educação ambiental, apesar de ser muito abordada em sala de aula não vem ganhando a importância referente a sua relevância em nosso planeta, pois, geralmente, aprendemos apenas a separar o lixo de maneira adequada, isso parece se dever ao fato de a Educação Ambiental Conservadora estar se sobressaindo perante à Educação Ambiental numa perspectiva Crítica, pois a Educação Ambiental Crítica, ao se voltar para o meio ambiente, busca soluções para seus problemas, analisando as ocorrências desde o início, procurando “cortar o mal pela raiz”, não de maneira supérflua, como o faz a Educação Ambiental Conservadora. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi identificar qual a percepção de Educação Ambiental dos educadores da rede Pública do Munícipio de Doutor Ricardo – RS possuem e em vista disso, suas principais dificuldades e desafios enfrentados ao trabalhar este tema em sala de aula. Deste modo, utilizou-se a abordagem de pesquisa qualitativa, realizando a coleta de dados através de questionários e entrevistas. Foram realizadas pesquisas bibliográficas em sites, revistas, artigos e livros. A análise dos resultados permitiu a conclusão de que a Concepção Crítica exige maior nível de conhecimento e aprimoramento por parte dos educadores, desta forma, a concepção trabalhada em sala de aula é percepção de Educação Ambiental Conservadora.pt_BR
dc.description.abstractEnvironmental Education is a field aimed at understanding environmental problems and ways to face them, without harming the natural environment. Environmental education, despite being much discussed in the classroom, has not been gaining importance regarding its relevance on our planet, because, generally, we only learn to separate garbage properly, this seems to be due to the fact that Environmental Education Conservative is excelling in the face of Environmental Education from a Critical perspective, since Critical Environmental Education, when turning to the environment, seeks solutions to its problems, analyzing occurrences from the beginning, seeking to “cut the evil in the bud”, not superfluous way, as Conservative Environmental Education does. In this context, the objective of this research is to identify what the perception of Environmental Education of the educators of the public network of the Municipality of Doutor Ricardo - RS have and in view of this, their main difficulties and challenges faced when working on this theme in the classroom. Thus, a qualitative research approach was used, collecting data through questionnaires and interviews. Bibliographic searches were carried out on websites, magazines, articles and books. The analysis of the results allowed the conclusion that the Critical Conception requires a higher level of knowledge and improvement on the part of the educators, thus, the conception worked in the classroom is a perception of Conservative Environmental Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectSchool environmental educationen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCurrents of environmental educationen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectDoutor Ricardo (RS)pt_BR
dc.titleA educação ambiental em sala de aula : a perspectiva de educadores em Doutor Ricardo/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171915pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationGeografia – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples