Projeto crazy stories : a interdisciplinaridade no ensino de inglês como língua adicional
dc.contributor.author | Gasperi, Fernando Vanzin de | pt_BR |
dc.contributor.author | Welp, Anamaria Kurtz de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-24T03:39:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-9979 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/259422 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os projetos interdisciplinares têm sido apontados como práticas desejáveis para o desenvolvimento de conhecimento relevante para os alunos por aproximar o conteúdo asua realidade. Nessa perspectiva, este artigo relata a experiência com o desenvolvimento de um projeto pedagógico interdisciplinar, desenvolvido nas disciplinas de inglês e artes, durante o estágio de docência em língua inglesa, em uma turma de sexto ano de uma escola da rede pública de educação básica da região metropolitana de Porto Alegre, RS. A turma escolhida para a realização do projeto era composta por 26 alunos, com idades entre 11 e 15 anos, para os quais a disciplina de inglês seria oferecida pela primeira vez. O trabalho desenvolvido contou com a colaboração das professoras de inglês e artes. Apesar de a professora de inglês informar que utilizava o livro didático Alive!, autorizou a utilização do material especialmente elaborado para o projeto aqui descrito. A sequência didática foi planejada dentro da abordagem de projetos de trabalho, uma proposta colaborativamente construída e organizada com a participação de professores e alunos. Schlatter & Garcez (2012) sugerem a organização do currículopor eixos temáticos para o favorecimento do trabalho interdisciplinar. Para os autores, as metas e o compromisso do ensino na escola são promover o autoconhecimento, o letramento e a interdisciplinaridade para que os alunos possam participar de discursos que se organizam a partir da escrita em português e em inglês. O projeto aqui descrito foi planejado e desenhado previamente, mas construído aula a aula, culminando na encenação de um texto teatral, escrito pelos alunos, e em um livro contendo as históriasencenadas. O projeto foi desenvolvido em 11 aulas de inglês e três aulas de artes. Este artigo apresenta o desenvolvimento do projeto e, com base nos estudos sobre interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.description.abstract | Interdisciplinary projects have been identified as desirable practices for the development of relevant knowledge for students by bringing content closer to their reality. In this perspective, this article reports the experience with the development of an interdisciplinary pedagogical project, developed in the English and Arts subjects, during the English as an Additional Language Teaching Practicum in a sixth-grade class at a public school in the metropolitan region of Porto Alegre, RS. The group chosen for the project was composed of 26 students, aged between 11 and 15 years, for whom the English course would be offered for the first time. Thework was conducted with the collaboration of the English and Arts teachers. Although the English teacher reported using the Alive!4 textbook, she authorized the use of specially designed material for the project described here. The didactic sequence was planned within the Project Work approach, a proposal collaboratively constructed and organized w ith the participation of teachers and students. Schlatter & Garcez (2012) suggest the organization of the curriculum by thematic axes to favor interdisciplinary work. For the authors, the goals and the responsibility of the teaching at schools are to promote self-knowledge, literacy, and interdisciplinarity so that students can participate in discourses that are organized from writing in Portuguese and in English.The project described here was planned and designed beforehand, but it was built lesson by lesson, culminating in the performance of a theatrical text, written by the students, and in a book containing the stories performed. The project was developed in 11 English classes and three Arts classes. This article presents the development of the project and the reflections that emerged from its development. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Prolíngua. João Pessoa, PB. Vol. 13, n. 2 (ago./dez. 2018), p. 21-36 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Additional language | en |
dc.subject | Ensino de língua estrangeira (inglês) | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Project based learning | en |
dc.subject | Interdisciplinarity | en |
dc.subject | Artes | pt_BR |
dc.subject | Língua adicional | pt_BR |
dc.subject | Didactic sequence | en |
dc.title | Projeto crazy stories : a interdisciplinaridade no ensino de inglês como língua adicional | pt_BR |
dc.title.alternative | Crazy stories : an interdisciplinary project for the teaching of English as an additional language | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001168796 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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