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dc.contributor.advisorMorais, Jennifer Azambuja dept_BR
dc.contributor.authorMunhoz, Pedro Barretopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-20T03:30:06Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259204pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de licenciatura tem como objetivo analisar a relação entre escolaridade e o autoritarismo do brasileiro. A hipótese a ser testada é de que, quanto maior a escolaridade do brasileiro, menor o seu autoritarismo. Para tal, esta pesquisa fez uma discussão teórica e histórica sobre o conceito de autoritarismo, a personalidade autoritária no Brasil, a relação entre educação e autoritarismo, a relação entre educação e autoritarismo no Brasil, além de análises estatísticas inferenciais utilizando dados da WVS 7 no Brasil para verificar a relação entre escolaridade, idade, classe social e autoritarismo nos brasileiros. O resultado das análises sugere que, de fato, quanto maior a escolaridade do brasileiro, menor a sua propensão ao autoritarismo, enquanto o mesmo não ocorre com a idade e a classe do brasileiro. Para que se possa estabelecer uma relação de causalidade entre escolaridade e autoritarismo no Brasil com mais confiança, recomenda-se a realização de estudos adicionais que analisem a relação entre um número maior de variáveis independentes e o autoritarismo como variável dependente, assim como a realização de pesquisas qualitativas sobre o assunto.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work of conclusion for a Social Science licentiate degree is to analyze the relationship between the level of education and authoritarianism in the Brazilian population. The hypothesis to be tested is that, the greater de level of education of the average Brazilian, the smaller is his authoritarianism. In order to do so, this research made a theoretical and historical discussion about the concept of authoritarianism, the authoritarian personality in Brazil, the relationship between education and authoritarianism, the relationship between education and authoritarianism in Brazil, as well as inferential statistical analysis using the data from the 7th Wave of the World Values Survey in Brazil, in order to analyze the relationship between the level of education, age, social class and authoritarianism among Brazilians. The findings of the analysis suggest that, indeed, the greater the level of education of Brazilians, the smaller tend to be their authoritarianism, while the same does not occur with age and social class. In order to establish a relation of causality between the level of education and authoritarianism among Brazilians with more confidence it is recommended that additional studies be performed that analyze the relationship between a greater number of independent variables and authoritarianism as a dependent variable, as well as the implementation of qualitative researches on the subject.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLevel of educationen
dc.subjectEscolaridadept_BR
dc.subjectAutoritarismo : Brasilpt_BR
dc.subjectAuthoritarianismen
dc.subjectBrazilen
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectCritical theoryen
dc.titleAutoritarismo e escolaridade : o caso brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171133pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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