Docência e proposição de material didático para o ensino de artes visuais : arte negra e indígena contemporâneas
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho objetivou pesquisar sobre Arte Negra e Indígena Contemporâneas, com o foco na elaboração de um material didático como recurso que auxilie no processo de aprendizagem em arte, a partir de um recorte interseccional da produção contemporânea e desde a perspectiva decolonial, que pode contribuir para quebrar padrões hegemônicos de poder tão presentes na sociedade. São analisadas as experiências em prática de ensino em Arte Visuais realizadas nos estágios da Licenciatura, perpassando p ...
Este trabalho objetivou pesquisar sobre Arte Negra e Indígena Contemporâneas, com o foco na elaboração de um material didático como recurso que auxilie no processo de aprendizagem em arte, a partir de um recorte interseccional da produção contemporânea e desde a perspectiva decolonial, que pode contribuir para quebrar padrões hegemônicos de poder tão presentes na sociedade. São analisadas as experiências em prática de ensino em Arte Visuais realizadas nos estágios da Licenciatura, perpassando pelo processo de construção docente, em diferentes situações, como o ensino remoto, durante a pandemia de Covid-19, e o ensino presencial, que possibilitou viver a escola e outros espaços educativos de maneira dinâmica e rica em conhecimento. É observada a produção em prática artística construída pelos estudantes, como poética que traz a manualidade e a delicadeza de bordados mesclados com outras técnicas, contendo mensagens antirracistas, em contraponto ao excesso de telas digitais tão presentes e a fim de compor um trabalho coletivo de caráter mais permanente, exposto na escola, como espaço institucional de afirmação, diversidade e resistência, em uma harmonia das relações étnico-raciais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (660)
Este item está licenciado na Creative Commons License