Sociologia no ensino médio e educação das relações étnico-raciais : possibilidades pedagógicas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho apresenta uma possibilidade pedagógica de Educação das Relações Étnico-Raciais a partir da criação de material paradidático sobre os valores civilizatórios afro-brasileiros para o ensino de Sociologia. Como metodologia, foi realizada ampla revisão bibliográfica e o desenvolvimento em dois eixos de análise: o contexto da Sociologia como disciplina escolar, e as dificuldades na implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Médio. Assim, desenvolvemos uma proposta p ...
Este trabalho apresenta uma possibilidade pedagógica de Educação das Relações Étnico-Raciais a partir da criação de material paradidático sobre os valores civilizatórios afro-brasileiros para o ensino de Sociologia. Como metodologia, foi realizada ampla revisão bibliográfica e o desenvolvimento em dois eixos de análise: o contexto da Sociologia como disciplina escolar, e as dificuldades na implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Médio. Assim, desenvolvemos uma proposta paradidática, estabelecendo um diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e com conceitos advindos da ERER e dos valores civilizatórios afro-brasileiros. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (762)
Este item está licenciado na Creative Commons License