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dc.contributor.advisorVitelli, Celsopt_BR
dc.contributor.authorLawisch, Andressa Pachecopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-01T03:28:55Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258741pt_BR
dc.description.abstractColagem na sala de aula: composição, percepção e espacialidade trata de minha experiência em sala de aula no estágio obrigatório para os anos finais do Ensino Fundamental. Na História da Arte, a colagem teve início como meio de expressão no movimento artístico Cubismo e perpetuou-se no Dadaísmo, no Surrealismo e na Arte Pop. Técnica que vem da pintura, foi utilizada como modo de afirmar a planaridade do suporte. Artistas como Pablo Picasso e Georges Braque foram importantes para essa mudança na arte. Muito do nosso cotidiano carrega elementos que condizem com essa técnica, como “copiar e colar” um texto, por exemplo. Trazer esse assunto para dentro da sala de aula foi interessante para instigar sobre composição, sobre percepção e espacialidade com o uso das imagens e de materiais diversos presentes em nosso cotidiano, além de fazer um link com a realidade imagética tão presente nas mídias digitais. Utilizo os autores Pierre Francastel (1990) e Alberto Tassinari (2001) para uma abordagem histórica sobre a collage. Ana Mae Barbosa (1988a, 1988b, 1998, 2010) e Fayga Ostrower (1978, 1990) foram importantes para analisar questões voltadas à leitura de imagem, à percepção e à criatividade. Esse caminho foi importante para traçar a história do ensino da arte no Brasil, principalmente no contexto histórico atual da educação, e para que eu refletisse sobre minha experiência no estágio como professora.pt_BR
dc.description.abstractCollage in the classroom: composition, perception and spatiality is about my classroom experience in the mandatory internship for the final years of elementary school. In the History of Art, collage began as a means of expression in the Cubist art movement and was perpetuated in Dadaism, Surrealism, and Pop Art. A technique that comes from painting, it was used as a way to affirm the planarity of the support. Artists such as Pablo Picasso and Georges Braque were important for this change in art. Much of our daily life carries elements that match this technique, such as "copy and paste" a text, for example. Bringing this subject into the classroom was interesting to instigate about composition, about perception and spatiality with the use of images and various materials present in our daily lives, besides making a link with the imagetic reality so present in digital media. I use the authors Pierre Francastel (1990) and Alberto Tassinari (2001) for a historical approach on collage. Ana Mae Barbosa (1988a, 1988b, 1998, 2010) and Fayga Ostrower (1978, 1990) were important to analyze issues related to image reading, perception, and creativity. This path was important to trace the history of art teaching in Brazil, especially in the current historical context of education, and for me to reflect on my internship experience as a teacher.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectColagempt_BR
dc.subjectCollageen
dc.subjectComposiçãopt_BR
dc.subjectCompositionen
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectPerceptionen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectClassroomen
dc.subjectEnsino de artespt_BR
dc.subjectVisual arts teachingen
dc.titleColagem na sala de aula : composição, percepção e espacialidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001170212pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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