Colagem na sala de aula : composição, percepção e espacialidade
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Colagem na sala de aula: composição, percepção e espacialidade trata de minha experiência em sala de aula no estágio obrigatório para os anos finais do Ensino Fundamental. Na História da Arte, a colagem teve início como meio de expressão no movimento artístico Cubismo e perpetuou-se no Dadaísmo, no Surrealismo e na Arte Pop. Técnica que vem da pintura, foi utilizada como modo de afirmar a planaridade do suporte. Artistas como Pablo Picasso e Georges Braque foram importantes para essa mudança na ...
Colagem na sala de aula: composição, percepção e espacialidade trata de minha experiência em sala de aula no estágio obrigatório para os anos finais do Ensino Fundamental. Na História da Arte, a colagem teve início como meio de expressão no movimento artístico Cubismo e perpetuou-se no Dadaísmo, no Surrealismo e na Arte Pop. Técnica que vem da pintura, foi utilizada como modo de afirmar a planaridade do suporte. Artistas como Pablo Picasso e Georges Braque foram importantes para essa mudança na arte. Muito do nosso cotidiano carrega elementos que condizem com essa técnica, como “copiar e colar” um texto, por exemplo. Trazer esse assunto para dentro da sala de aula foi interessante para instigar sobre composição, sobre percepção e espacialidade com o uso das imagens e de materiais diversos presentes em nosso cotidiano, além de fazer um link com a realidade imagética tão presente nas mídias digitais. Utilizo os autores Pierre Francastel (1990) e Alberto Tassinari (2001) para uma abordagem histórica sobre a collage. Ana Mae Barbosa (1988a, 1988b, 1998, 2010) e Fayga Ostrower (1978, 1990) foram importantes para analisar questões voltadas à leitura de imagem, à percepção e à criatividade. Esse caminho foi importante para traçar a história do ensino da arte no Brasil, principalmente no contexto histórico atual da educação, e para que eu refletisse sobre minha experiência no estágio como professora. ...
Abstract
Collage in the classroom: composition, perception and spatiality is about my classroom experience in the mandatory internship for the final years of elementary school. In the History of Art, collage began as a means of expression in the Cubist art movement and was perpetuated in Dadaism, Surrealism, and Pop Art. A technique that comes from painting, it was used as a way to affirm the planarity of the support. Artists such as Pablo Picasso and Georges Braque were important for this change in art ...
Collage in the classroom: composition, perception and spatiality is about my classroom experience in the mandatory internship for the final years of elementary school. In the History of Art, collage began as a means of expression in the Cubist art movement and was perpetuated in Dadaism, Surrealism, and Pop Art. A technique that comes from painting, it was used as a way to affirm the planarity of the support. Artists such as Pablo Picasso and Georges Braque were important for this change in art. Much of our daily life carries elements that match this technique, such as "copy and paste" a text, for example. Bringing this subject into the classroom was interesting to instigate about composition, about perception and spatiality with the use of images and various materials present in our daily lives, besides making a link with the imagetic reality so present in digital media. I use the authors Pierre Francastel (1990) and Alberto Tassinari (2001) for a historical approach on collage. Ana Mae Barbosa (1988a, 1988b, 1998, 2010) and Fayga Ostrower (1978, 1990) were important to analyze issues related to image reading, perception, and creativity. This path was important to trace the history of art teaching in Brazil, especially in the current historical context of education, and for me to reflect on my internship experience as a teacher. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License