Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrabo, Gabriela Maria Barbosapt_BR
dc.contributor.authorGalisteo, Amanda Lopes dept_BR
dc.date.accessioned2023-05-30T03:31:18Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258687pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema de pesquisa o ensino de Ciências para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de aulas práticas no laboratório, na perspectiva da educação inclusiva. O estudo visou responder a seguinte pergunta: de que maneira as aulas práticas de laboratório podem auxiliar o ensino de Ciências para estudantes com Transtorno do Espectro Autista, na perspectiva da educação inclusiva? Para tanto, teve como objetivo geral investigar de que maneira as atividades práticas de laboratório podem auxiliar o ensino de Ciências para alunos com TEA, na perspectiva da educação inclusiva. Os objetivos específicos consistiram em investigar como ocorre a formação docente inicial em Ciências no contexto da educação inclusiva; identificar quais as dificuldades encontradas pelos docentes na superação de um modelo tradicional de ensino; investigar como as atividades práticas de laboratório podem ser flexibilizadas para alunos com TEA; e contribuir para a pesquisa sobre a formação docente inicial para a inclusão. O tipo de abordagem de pesquisa foi a qualitativa e se desenvolveu a partir de uma revisão bibliográfica, tendo como instrumentos um levantamento bibliográfico em repositórios científicos, a produção de um estado da arte e pesquisa teórico-conceitual contemplando diversos autores, para embasar as análises e discussões. Os resultados apontam para mudanças que auxiliem não só na promoção de uma prática docente de qualidade nas Universidades, mas que também possibilitem uma formação à luz da educação inclusiva; levantando possibilidades de flexibilização de atividades práticas em laboratório de modo que o estudante com TEA sinta-se contemplado tanto pelo conteúdo quanto pela prática pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractThis Course Completion Work has as its research theme the teaching of Science to students with Autistic Spectrum Disorder (ASD), through practical classes in the laboratory, from the perspective of inclusive education. The study aimed to answer the following question: how can practical laboratory classes help science teaching for students with Autistic Spectrum Disorder, from the perspective of inclusive education? Therefore, the general objective was to investigate how practical laboratory activities can help science teaching for students with ASD, from the perspective of inclusive education. The specific objectives consisted of investigating how initial teacher training in Science occurs in the context of inclusive education; identify the difficulties encountered by teachers in overcoming a traditional teaching model; investigate how practical laboratory activities can be made more flexible for students with ASD; and contribute to research on initial teacher training for inclusion. The type of research approach was qualitative and was developed from a bibliographical review, having as instruments a bibliographical survey in scientific repositories, the production of a state of the art and theoretical-conceptual research contemplating several authors, to base the analyzes and discussions. The results point to changes that help not only to promote a quality teaching practice at Universities, but that also enable training in the light of inclusive education, raising possibilities for flexibility in practical activities in the laboratory so that students with ASD feel comfortable. contemplated both by the content and by the pedagogical practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAula Práticapt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.titleAulas práticas no laboratório de ensino de ciências para estudantes com TEA na perspectiva da educação inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001169744pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples