Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJunqueira, Heloisapt_BR
dc.contributor.authorAyres, Tauana da Costapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-30T03:30:20Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258654pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa objetivou identificar e analisar o potencial de contribuição aos processos educativos em ciências da natureza, na revista Saiba Mais! Com a Turma da Mônica. Desde 2007, a revista Saiba Mais! é publicada pela editora Panini e, a cada edição, apresenta um tema diferente representado por meio de histórias em quadrinhos (HQ) com os personagens da Turma da Mônica. Entre os diversos assuntos que podemos identificar, destacamos àqueles relacionados com a temática ambiental, que expressam situações divertidas em imagens, palavras e conceitos possibilitando ao leitor refletir sobre a preservação do ambiente. Com base na metodologia de Análise de Conteúdo, descrita por Bardin (2011), uma amostra composta por dez edições (2007-2016) foi investigada, discutida e analisada. Entre os resultados destacamos a ludicidade presente na publicação, favorecendo a captura de leitores e sua adesão continuada, não apenas nos quadrinhos, também em passatempos e atividades. O conteúdo textual presente nas edições amostradas, foi organizado em quatro agrupamentos sobre as percepções da publicação: representação do ambiente; representação dos seres vivos; ação humana e seus produtos; e ciência e educação. A ludicidade se mostrou parte fundamental do estilo da publicação, fazendo parte do desenvolvimento da história, assim como dos passatempos. A análise permitiu identificar a presença de visões centradas nos seres humanos, mesmo quando tratando do ambiente ou de outros seres vivos. Este trabalho procurou entender e esclarecer as visões presentes na publicação, indicando a atualização da mesma por parte dos escritores e produtores, a fim de acompanhar os debates ao entorno da temática ambiental. Sugeriu-se a utilização da publicação como material complementar para atividades da área das ciências naturais, atentando-se para seu conteúdo, mas como sugestão de método diferenciado, com linguagem simples e características conhecidas por leitores em todo o Brasil.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleSaiba Mais! com a Turma da Mônica : contribuições ao processo educativo em Ciências da Naturezapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001169852pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples