Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorArús, Nádia Asseinpt_BR
dc.contributor.authorReidel, Maximilianopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-24T03:27:36Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258437pt_BR
dc.description.abstractO e-learning é definido como um conteúdo educacional digital entregue quando e onde o estudante quiser. Esse pode ser uma estratégia eficaz e atrativa aos estudantes, pois além de propiciar uma melhor e mais completa experiência visual, também carrega em si a questão da experiência tecnológica, muito presente no dia a dia dos alunos, atualmente. A organização de bancos ou repositórios de imagens podem auxiliar tanto no ensino, na pesquisa como também no desenvolvimento da Inteligência Artificial na área da Radiologia. No entanto, na Radiologia Odontológica observa-se pouco desse material que seja de acesso livre. Dessa maneira, a proposta do presente Trabalho de Conclusão de Curso é apresentar uma revisão de literatura sobre repositórios digitais de exames por imagem de acesso livre na área da Radiologia, como também desenvolver e avaliar uma biblioteca virtual de exames por imagem de acesso livre para complementar o ensino de Radiologia Odontológica. A construção da biblioteca de imagens iniciou pela busca e seleção de imagens de patologias de cabeça e pescoço no banco de dados do HCPA a partir de 161 terminologias. 66 termos foram contemplados, com um total de 177 exames de imagem. Desses, 109 exames foram selecionados para inserção na ferramenta, correspondendo a 50 patologias. A ferramenta foi elaborada como um site, de fácil navegação e intuitiva, contando, além das imagens, de dados epidemiológicos e características radiográficas das patologias. A validação da biblioteca foi feita por 3 especialistas da área da radiologia. A usabilidade foi avaliada por alunos de graduação e pós-graduação e pós-graduados na área da radiologia odontológica, que responderam questionário de usabilidade e teceram comentários. As observações e sugestões dos especialistas foram relacionadas a mudanças na terminologia usada em alguns conteúdos textuais e em funcionalidades da biblioteca. Já a avaliação de usabilidade obteve média final de 86,2 pontos, uma nota excelente. Dessa forma, é possível concluir que a biblioteca virtual de exames por imagem é efetiva, eficiente e satisfatória. E após o seu desenvolvimento, validação e avaliação, a biblioteca de imagens está disponível em https://ufrgs.br/rad/bib e na plataforma MERLOT (https://www.merlot.org/merlot/viewMaterial.htm?id=773404441). Ela é aberta, de livre acesso, para qualquer pessoa na web e está em constante alimentação.pt_BR
dc.description.abstractE-learning is defined as an educational and digital resource, available whenever and wherever the student wants. This can be an effective and attractive strategy for students, because in addition to providing a better and more complete visual experience, it also carries within itself the issue of technological experience, very present in the day-to-day of students. The structuration of databases or image repositories can assist not only in teaching and researching but also in the development of Artificial Intelligence in Radiology. However, in Dental Radiology, just a few of these resources are free to access. Thus, the proposal of this Final Paper is to present a literature review on digital repositories of free-access imaging exams in radiology, as well as to develop and evaluate a virtual library of free-access imaging exams to complement the teaching of Dental Radiology. The imaging library development began by the search and selection of head and neck pathology images in the HCPA database. From 161 terminologies, 66 terms were contemplated, with a total of 177 imaging exams. Among these, 109 were selected for insertion in the tool, corresponding to 50 pathologies. The tool was elaborated as an intuitive and easy to navigate web system, counting with exam images, epidemiological and radiographic data about the pathologies. The library was validated by 3 radiology specialists. Usability was evaluated by Dentistry Undergraduate Students, Dental Radiology Postgraduation Students and Dental Radiology Specialists who answered a usability questionnaire and commented. The experts' observations and suggestions were related to changes in terminology used in some textual content and library functionality. The usability evaluation obtained a final average of 86.2 points, an excellent score. Thus, it is possible to conclude that the virtual library of imaging exams is effective, efficient and satisfactory. After its development, validation and evaluation, the imaging library is available in https://ufrgs.br/rad/bib and on the MERLOT platform (https://www.merlot.org/merlot/viewMaterial.htm?id=773404441). It is open, free to access to anyone on the web and is in constant feeding.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRadiologiapt_BR
dc.subjectRadiologyen
dc.subjectSistemas de informação em radiologiapt_BR
dc.subjectRadiology Information Systemsen
dc.subjectTelerradiologiapt_BR
dc.subjectTeleradiologyen
dc.titleDesenvolvimento e avaliação de uma biblioteca virtual de exames por imagem no ensino da radiologia odontológica e imaginologiapt_BR
dc.title.alternativeDevelopment and evaluation of a virtual imaging exam library for teaching dental radiology and imaging en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001133232pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationOdontologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples