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dc.contributor.advisorSilveira, Priscila Fernanda dapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Marcus Sfair dospt_BR
dc.date.accessioned2023-05-24T03:26:21Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258429pt_BR
dc.description.abstractMHealth (mobile health) é definida como qualquer intervenção em saúde realizada de forma remota, com auxílio de telefone móvel ou com tecnologias sem fio, apresentando ótima aceitação pelos pacientes e alta eficiência, quando usadas para lembretes de comparecimento em consultas agendadas. O objetivo do presente estudo foi analisar a influência do contato prévio, por meio de aplicativos específicos de mhealth, para o controle do absenteísmo às consultas de exames radiográficos de um serviço de Radiologia do sul do Brasil. A partir da agenda do Sistema de Regulação (SISREG) da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, durante os meses de maio a junho de 2018 e janeiro a fevereiro de 2020, os pacientes atendidos no Serviço de Radiologia da Faculdade de Odontologia da UFRGS foram relembrados de seu exame um dia antes, utilizando filtro triplo (WhatsApp, SMS e telefone). Todos os usuários receberam a mesma mensagem, informando data, hora e localização do seu agendamento. Foram enviadas mensagens via WhatsApp aos que possuíam a ferramenta. Para os usuários que não responderam a primeira intervenção, foi encaminhado SMS. Foram contatados por telefone os usuários que não se obteve nenhuma resposta nas intervenções anteriores, recebendo as mesmas informações. A amostra teve 465 registros de usuários. 328 foram contatados pelo filtro triplo e 137 não receberam contato ou não se obteve resposta. Receberam mensagem prévia 249 usuários via WhatsApp, 31 via SMS e 48 via chamada telefônica. Compareceram à consulta 293 usuários, destes 229 receberam algum contato prévio e 64 usuários não receberam nenhum contato. Ao avaliar o comparecimento dos pacientes por grupo, 176 usuários foram lembrados por WhatsApp, 24 usuários por SMS e 29 usuários por chamada telefônica, sem diferença estatisticamente significante entre as ferramentas de mhealth (p≥0,05). Não compareceram à consulta odontológica 172 usuários, destes 99 foram contatados e 73 não receberam nenhum contato prévio. O absenteísmo, após a implementação do filtro triplo, foi de 30,18%, significativamente menor ao de 53,28% observado no grupo que não recebeu contato prévio às consultas (p≤0,05). O uso de mHealth com aplicação de filtro triplo de contato prévio foi efetivo na redução do absenteísmo às consultas odontológicas de exames radiográficos da FO-UFRGS, independentemente do tipo de ferramenta utilizada, mostrando potencial de aplicação para redução de custos e para otimização dos serviços em saúde.pt_BR
dc.description.abstractMHealth (mobile health) is defined as any health intervention carried out remotely, with the aid of a mobile phone or with wireless technologies, presenting excellent acceptance by patients and high efficiency when used for attendance reminders at scheduled appointments. The aim of the present study was to analyze the influence of prior contact, through specific mhealth applications, for the control of absenteeism at radiographic exam consultations at a Radiology service in southern Brazil. From the Regulation System (SISREG) agenda of the Municipal Health Department of Porto Alegre, during the months of May to June 2018 and January to February 2020, the patients treated at the Radiology Service of the UFRGS School of Dentistry were remembered from your exam the day before, using a triple filter (WhatsApp, SMS and phone). All users received the same message, stating the date, time and location of their appointment. Messages were sent via WhatsApp to those who owned the tool. For users who did not respond to the first intervention, SMS was sent. Users who did not receive any response in previous interventions were contacted by telephone, receiving the same information. The sample had 465 user records. 328 were contacted through the triple filter and 137 did not receive contact or no response was obtained. 249 users received a previous message via WhatsApp, 31 via SMS and 48 via phone call. 293 users attended the consultation, of these 229 received some previous contact and 64 users did not receive any contact. When assessing patient attendance by group, 176 users were remembered by WhatsApp, 24 users by SMS and 29 users by phone call, with no statistically significant difference between the mhealth tools (p≥0.05). 172 users did not attend the dental consultation, of these 99 were contacted and 73 did not receive any previous contact. Absenteeism, after the implementation of the triple filter, was 30.18%, significantly lower than the 53.28% observed in the group that had not received prior contact with the consultations (p≤0.05). The use of mHealth with the application of a triple filter of previous contact was effective in reducing absenteeism in dental consultations of radiographic exams from FO-UFRGS, regardless of the type of tool used, showing potential for application to reduce costs and optimize services in health.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTelemedicinapt_BR
dc.subjectmHealthen
dc.subjectAbsenteísmopt_BR
dc.subjectAbsenteeismen
dc.subjectAgendamento de consultaspt_BR
dc.subjectAppointments and schedulesen
dc.titleInfluência do uso de aplicativos de mhealth para controle do absenteísmo às consultas de exames radiográficospt_BR
dc.title.alternativeInfluence of using mHealth applications to control absenteeism to radiographic examination appointments en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001133135pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationOdontologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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