Show simple item record

dc.contributor.advisorCunha, Maria Luisa Oliveira dapt_BR
dc.contributor.authorCampos, Paula Molinapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-11T03:38:29Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257928pt_BR
dc.description.abstractA característica híbrida da Dança Jazz revela historicamente diferentes vertentes em termos de origem, estilo e transmissão. Com o seu crescimento em ambientes de educação não formal, surgiu também a demanda por aulas desse gênero para crianças. No entanto, encontramos uma lacuna nos estudos sobre o ensino específico dessa dança em cursos livres direcionados à infância. Apesar disso, já é possível nos depararmos com propostas de ensino de outras danças para crianças através de jogos lúdicos, elemento básico no universo infantil. Desta forma, esta pesquisa está alicerçada em meu interesse pelo ensino da Dança Jazz para crianças por intermédio de jogos lúdicos e leva em conta a escassez de referenciais neste sentido. Logo, este estudo justamente propõe um trabalho com a Dança Jazz que trame seus fundamentos aos jogos para crianças em cursos livres. Para tal, a abordagem metodológica utilizada é qualitativa e o direcionamento de tipologia é de pesquisa narrativa. A atenção do estudo recai sobre quatro fundamentos da Dança Jazz que visam preparar a construção do movimento e a ampliação do repertório motor e criativo de forma coerente com esse gênero e a infância, tais como: ritmo, expressão, partes do corpo e improvisação. Esses princípios foram relacionados à sete jogos lúdicos voltados a crianças. Por meio desta pesquisa, foi possível tramar os fundamentos da Dança Jazz aos jogos lúdicos propondo e, ao mesmo tempo, estimulando novas estratégias de ensino desse gênero para crianças de 6 a 8 anos de idade.pt_BR
dc.description.abstractThe hybrid characteristic of Jazz Dance historically reveals different aspects in terms of origin, style and transmission. With its growth in non-formal education settings, there has also been a demand for such classes for children. However, we found a gap in studies on the specific teaching of this dance in free courses aimed at children. Despite this, it is already possible to come across proposals for teaching other dances for children through playful games, a basic element in the children's universe. In this way, this research is based on my interest in teaching Jazz Dance to children through playful games and takes into account the economy of references in this sense. Therefore, this study proposes precisely a work with Jazz Dance that traces its foundations to games for children in free courses. To this end, the methodological approach used is qualitative and the typology is guided by narrative research. Attention to the study falls on four fundamentals of Jazz Dance that aim to prepare the construction of movement and the intervention of the motor and creative experimental in a coherent way with this genre and childhood, such as: rhythm, expression, isolation of body parts and improvisation. These principles were related to seven playful games aimed at children. Through this research, it was possible to weave the fundamentals of Jazz Dance to playful games, proposing and, at the same time, stimulating new teaching strategies of this genre for children aged 6 to 8 years old.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJazz dance for kidsen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectJazzpt_BR
dc.subjectPlayfulnessen
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectTeaching methodologyen
dc.titleEstratégias de ensino dos fundamentos da dança jazz através de jogos lúdicos para crianças de seis a oito anospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001168039pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record