Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFreitas, Marina Pinto Pizarro dept_BR
dc.contributor.authorAraujo, Ives Solanopt_BR
dc.contributor.authorHeidemann, Leonardo Albuquerquept_BR
dc.date.accessioned2023-05-10T03:28:07Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1677-2334pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257910pt_BR
dc.description.abstractCom o objetivo de compreender a abordagem das pesquisas em ensino de Física e Engenharia em relação aos preceitos e ferramentas da Cultura Livre – especialmente em relação aos movimentos de Ciência Aberta, Recursos Educacionais Abertos, Software Livre e Hardware Livre –, foi realizada uma revisão da literatura em periódicos dessa área de pesquisa. Identificou-se o protagonismo da aplicação de tecnologias livres em atividades didáticas, seguido da mobilização desses conceitos, e do de Recursos Educacionais Abertos, para a transformação social. Apesar do longo histórico do uso de tecnologias livres no ensino de física e engenharia, a área carece de discussões teóricas sobre as motivações e implicações do movimento de Cultura Livre para a educação e para a sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThe authors carried out a literature review in journals of Physics and Engineering education to understand the approach of this area in relation to Free Culture concepts and tools –especially in relation to the Open Science, Open Educational Resources, Free Software and Free Hardware movements. The review identified the leading role in the application of free technologies in teaching activities, followed by the mobilization of these concepts, and that of Open Educational Resources, for social transformation. Despite the long history of the use of free technologies in the physics and engineering education, the area lacks theoretical discussions about the motivations and implications of the Free Culture movement for education and society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 39, n. 2 (ago. 2022), p. 411-438pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFree softwareen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino de engenhariapt_BR
dc.subjectFree hardwareen
dc.subjectOpen educational resourceen
dc.subjectCiência abertapt_BR
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_BR
dc.subjectPhysics educationen
dc.subjectTecnologias livrespt_BR
dc.subjectEngineering educationen
dc.titleCultura livre na educação : uma revisão da literatura sobre o uso de Tecnologias Livres, Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos no ensino de Física e Engenhariapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001167919pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples