Cultura livre na educação : uma revisão da literatura sobre o uso de Tecnologias Livres, Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos no ensino de Física e Engenharia
dc.contributor.author | Freitas, Marina Pinto Pizarro de | pt_BR |
dc.contributor.author | Araujo, Ives Solano | pt_BR |
dc.contributor.author | Heidemann, Leonardo Albuquerque | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-10T03:28:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1677-2334 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257910 | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o objetivo de compreender a abordagem das pesquisas em ensino de Física e Engenharia em relação aos preceitos e ferramentas da Cultura Livre – especialmente em relação aos movimentos de Ciência Aberta, Recursos Educacionais Abertos, Software Livre e Hardware Livre –, foi realizada uma revisão da literatura em periódicos dessa área de pesquisa. Identificou-se o protagonismo da aplicação de tecnologias livres em atividades didáticas, seguido da mobilização desses conceitos, e do de Recursos Educacionais Abertos, para a transformação social. Apesar do longo histórico do uso de tecnologias livres no ensino de física e engenharia, a área carece de discussões teóricas sobre as motivações e implicações do movimento de Cultura Livre para a educação e para a sociedade. | pt_BR |
dc.description.abstract | The authors carried out a literature review in journals of Physics and Engineering education to understand the approach of this area in relation to Free Culture concepts and tools –especially in relation to the Open Science, Open Educational Resources, Free Software and Free Hardware movements. The review identified the leading role in the application of free technologies in teaching activities, followed by the mobilization of these concepts, and that of Open Educational Resources, for social transformation. Despite the long history of the use of free technologies in the physics and engineering education, the area lacks theoretical discussions about the motivations and implications of the Free Culture movement for education and society. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 39, n. 2 (ago. 2022), p. 411-438 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Free software | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Ensino de engenharia | pt_BR |
dc.subject | Free hardware | en |
dc.subject | Open educational resource | en |
dc.subject | Ciência aberta | pt_BR |
dc.subject | Recursos educacionais abertos | pt_BR |
dc.subject | Physics education | en |
dc.subject | Tecnologias livres | pt_BR |
dc.subject | Engineering education | en |
dc.title | Cultura livre na educação : uma revisão da literatura sobre o uso de Tecnologias Livres, Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos no ensino de Física e Engenharia | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001167919 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40977)Ciências Exatas e da Terra (6198)