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dc.contributor.advisorSantos, Flávia Maria Teixeira dospt_BR
dc.contributor.authorCharqueiro, Douglas Santanapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-05T03:23:02Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257775pt_BR
dc.description.abstractAtualmente a docência em Química é uma área profissional que envolve muitos desafios, como a dificuldade de engajar os estudantes com metodologias de ensino que se comuniquem melhor com as novas gerações, nascidas em um mundo digital e conectado. A formação qualificada, inicial e continuada dos professores, é um meio de fornecer aos docentes os elementos necessários para lidar com esses desafios. Ao longo das décadas passadas, especialmente entre 2008 e 2016, observamos uma melhora na formação inicial de professores no Brasil, no entanto, a formação continuada permanece como um grande desafio para as escolas, universidades, professores e sociedade em geral. A presente investigação pretende apresentar uma experiência de formação continuada de professores de ciências articulada à formação dos licenciandos em química, vivenciada no ano de 2020, no curso de Formação de Professores de Ciências Naturais para a Abordagem de Situações-Problema e Investigação Científica na Educação Básica, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para o relato da experiência, estruturamos este documento em cinco capítulos. Na Contextualização apresentamos o curso, suas características e as experiências que foram realizadas em anos anteriores; apresentamos a Edição de 2020 e a articulação entre o estágio de docência da Licenciatura em Química e a formação continuada dos docentes da educação básica. Na Metodologia discutimos a abordagem quali-quantitativa empregada no estudo, descrevendo os instrumentos utilizados na coleta de dados e as análises realizadas por meio da Análise do Conteúdo e de distintas técnicas quantitativas. Os resultados mostraram a caracterização dos cursistas, a análise dos problemas construídos durante o curso e a análise das opiniões deles ao fim da formação. Finalmente, nas considerações finais, apresentamos uma avaliação da experiencia vivenciada assim como uma reflexão sobre o trabalho realizado, onde destaca-se a importância da formação continuada e da resolução de problemas para a atividade profissional do autor.pt_BR
dc.description.abstractCurrently, teaching Chemistry is a professional area that involves many challenges, such as the difficulty of engaging students with teaching methodologies that better communicate with the new generations, born in a digital and connected world. Qualified initial and continuing education of teachers is a means of providing teachers with the necessary elements to deal with these challenges. Over the past decades, especially between 2008 and 2016, we have seen an improvement in the initial training of teachers in Brazil, however, continuing education remains a major challenge for schools, universities, teachers, and society in general. This investigation aims to present a continuing education experience for science teachers articulated with the training of chemistry undergraduates, experienced in 2020, in the course Formação de Professores de Ciências Naturais para a Abordagem de Situações-Problema e Investigação Científica na Educação Básica, at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. For the report of the experience, we structured this document into five chapters. In the Contextualization, we present the course, its characteristics, and the experiences that were carried out in previous years; we present the 2020 Edition and the articulation between the teaching internship of the Chemistry degree and the continuing education of basic education teachers. In the Methodology, we discuss the qualitative-quantitative approach used in the study, describing the instruments used in data collection and the analyses carried out through Content Analysis and different quantitative techniques. The results showed the characterization of the course participants, the analysis of the problems constructed during the course, and the analysis of their opinions at the end of the training. Finally, in the final considerations, we present an evaluation of the experience lived as well as a reflection on the work carried out, highlighting the importance of continuing education and problem-solving for the author's professional activity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectInitial and continuing teacher educationen
dc.subjectProblem-solving methodologyen
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeaching internship in chemistry educationen
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectEstágio de docênciapt_BR
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.titleA formação continuada de professores para a abordagem de situações-problema e investigação científica na educação básica : análise de uma experiência vivenciada durante o estágio de docência da licenciatura em químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001167251pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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