Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoura, Nina Simone Vilaverdept_BR
dc.contributor.authorJardim, Cristiano Fagundespt_BR
dc.date.accessioned2023-05-05T03:22:01Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257757pt_BR
dc.description.abstractOs princípios da proteção e defesa civil e Educação Ambiental devem fazer parte dos currículos do ensino fundamental e médio, conforme previsto no art. 29 da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Com foco neste tema, este estudo buscou avaliar a percepção de riscos de deslizamentos de terra dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ministro Salgado Filho, localizada no Morro Santana, no município de Porto Alegre. Muitas construções irregulares nas encostas do morro estão em situação de risco aos movimentos de massa e, frequente, parte dos moradores da região não tem conhecimento sobre a situação de suas moradias. Os alunos da Escola Estadual residem em locais em áreas de risco, especialmente nas Vilas Pedreiras e Laranjeiras. Com base na pesquisa bibliográfica sobre a ocupação urbana do Morro Santana e suas suscetibilidades e risco aos movimentos de massa foi aplicado um questionário com os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ministro Salgado Filho para conhecer a percepção deles aos problemas relacionados às áreas de risco. Verificou-se que boa parte os alunos que conhecem as causas dos problemas ambientais ainda não foram vítimas de deslizamentos de massa, mas ao menos conhecem o tema e conhecem alguém que já sofreu ou sofre com algum tipo de desastre ambiental. O ensino da Geografia pela escola pública, em especial no ensino fundamental, encontra um forte motivo de tratar o problema de segurança de forma preventiva aplicando o conhecimento científico acadêmico.pt_BR
dc.description.abstractThe principles of civil protection and defense and Environmental Education must be part of the elementary and high school curricula, as provided for in art. 29 of the National Civil Defense and Protection Policy. Focusing on this topic, this study sought to assess the perception of landslide risks among students at the Ministro Salgado Filho State Elementary School, located in Morro Santana, in the city of Porto Alegre. Many irregular buildings on the slopes of the hill are at risk from mass movements and, often, part of the residents of the region are not aware of the situation of their homes. Students at the State School live in risky areas, especially in Vilas Pedreiras and Laranjeiras. Based on bibliographical research on the urban occupation of Morro Santana and its susceptibilities and risk to mass movements, a questionnaire was applied to the students of the Ministro Salgado Filho State Elementary School to find out their perception of problems related to risk areas. It was found that most students who know the causes of environmental problems have not yet been victims of landslides, but at least they know the subject and know someone who has suffered or is suffering from some kind of environmental disaster. The teaching of Geography by public schools, especially in elementary school, finds a strong reason to treat the problem of security in a preventive way, applying academic scientific knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental perceptionen
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectCivil defenseen
dc.subjectDefesa civilpt_BR
dc.subjectSchool environmenten
dc.titleA Percepção ambiental no ambiente escolar : áreas de riscos a movimento de massa no Morro Santana, Porto Alegre - RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001167940pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples