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dc.contributor.authorMattos, André Zambam dept_BR
dc.contributor.authorRossini, Miriam de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-19T03:24:54Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1678-9822pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257189pt_BR
dc.description.abstractÉ da associação inusitada de contextos que surgem as ideias publicitárias consideradas criativas. Eco (2001) esclarece que o espectador frente a uma comunicação criativa se sente convidado a fruir e recompensado por compreender tal associação geradora de ambigüidade e somente decifrável pela posse de um conhecimento enciclopédico anterior. Este artigo aceita o desafio de identificar possíveis referências que desencadearam os processos criativos publicitários de uma amostra de quatro vencedores (Grand Prix eGold) da área Film do Cannes Lions Festival, o mais célebre festival no tocante à publicidade e criatividade. Pretende, pois, submetendo a amostra a comparações verbais e visual com prováveis inspirações, identificando em comerciais publicitários citaçõesde filmes, livros, músicas, tradições do design, obras de arte ou fatos históricos.pt_BR
dc.description.abstractIt is the unusual association of contexts that bring to life the advertising ideas considered creative. Eco (2001) explains that the spectator facing a creative piece of communication feels invited to interpretation and rewarded by the comprehension of such association, that generated duplicity of meanings and is only fully understood by the observer who possesses a certain former knowledge. This article accepts the challenge of identifying possible references that generated creative processes in a sample formed by four commercials that won the Grand Prix or the Gold Lion in the Film area of the Cannes Lions Festival, the most celebrated festival when it comes to advertising or creativity. Therefore, this research intends to identify inferences from movies, literature, music, design, art and history in advertising commercials, by comparing the sample with probable verbal and visual inspirations.en
dc.description.abstractLa combinación inusual de contextos produce ideas consideradas creativas en publicidad. Eco (2001) aclara que el espectador frente a una comunicación creativa se siente invitado a disfrutar esta asociación y la comprensión de la ambigüedad, descifrable sólo por poseer un conocimiento enciclopédico, es suya recompensa. En este artículo asume el reto de identificar posibles referencias que desencadenaron procesos creativos en una muestra de cuatro publicidades ganadoras (Grand Prix y Gold) de la area Film en el Cannes Lions Festival, el más famoso en materia de publicidad y creatividad. El objetivo es someter la muestra a una comparación con inspiraciones verbales y visuales para identificar en estas piezas inferencias a contenido de películas, libros, música, diseño, obras de arte o hechos históricos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Comunicação Midiática. Bauru, SP. Vol. 8, n.2 (maio/ago. 2013), p. 115-132pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFilme publicitáriopt_BR
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectReferencesen
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectCreativityen
dc.subjectAdvertising audiovisualen
dc.subjectPublicidades
dc.subjectReferenciases
dc.subjectCreatividades
dc.subjectPublicidad audiovisuales
dc.titleOnde bebem os leões : estudo de referências em filmes vencedores do Cannes Lions Festival entre 2007 e 2010pt_BR
dc.title.alternativeDe dónde beben los leones: estudio de referencias en películas ganadoras del Festival Cannes Lions entre 2007 y 2010es
dc.title.alternativeFeeding a lion: reference study in awarded films from the Cannes Lions Festival between 2007 and 2010en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000905270pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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