Mostrar registro simples

dc.contributor.authorUlrich, Jéssica Andressapt_BR
dc.contributor.authorBorba, Eduardo Zillespt_BR
dc.date.accessioned2023-04-19T03:23:28Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2595-8097pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257098pt_BR
dc.description.abstractDe um modo geral, para buscar parceiros ou investidores, as redes de franquias optam por divulgar sua marca em meios tradicionais, como feiras e eventos. No entanto, este artigo se propõe a olhar para um recente movimento deste segmento, no qual essas redes passam a migrar suas estratégias de comunicação para plataformas on-line, numa tentativa de expandir seus negócios ou, simplesmente, sobreviver num mercado de elevada concorrência. Dentro dessa temática, nos interessa olhar para tais movimentações das redes de franquias calçadistas situadas na região do Paranhana, no sentido de investigar como elas utilizam os ambientes digitais para a expansão de suas lojas. Para tal, optou-se por utilizar uma pesquisa exploratória e descritiva, de caráter qualitativo, no sentido de explorar as práticas de comunicação de duas empresas tradicionais na região: Usaflex e Jorge Bischoff, ambas relacionadas com o segmento de calçados femininos. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas em profundidade, através de videoconferência on-line, com gerentes de comunicação ou relacionamento com os franqueados da empresa. A análise dos dados foi baseada na técnica de análise do conteúdo, no sentido de criar categorias de análises que apoiassem a identificação de particularidades ou semelhanças nas ações de comunicação de ambas empresas.pt_BR
dc.description.abstractIn general, to seek partners or investors, franchise networks choose to promote their brand in traditional ways, such as fairs and events. However, this article aims to look at a recent movement in this segment, in which these networks start to migrate their communication strategies to online platforms, in an attempt to expand their business or, simply, survive in a market with high competition. Within this theme, we are interested in looking at such movements of footwear franchise networks located in the region of Paranhana, in order to investigate how they use digital environments to expand their stores. To this end, it was decided to use an exploratory and descriptive research, with a qualitative character, in order to explore the communication practices of two traditional companies in the region: Usaflex and Jorge Bischoff, both related to the segment of women's shoes. Data collection was carried out through in-depth semistructured interviews, through online videoconference, with communication or relationship managers with the company's franchisees. Data analysis was based on the content analysis technique, in order to create analysis categories that would support the identification of particularities or similarities in the communication actions of both companies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofiCom+D: Informação, Comunicação e Design. Taquara, RS: Faccat: Faculdades Integradas de Taquara. Vol. 4, n. 1 (2021), p. 68-99.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFranchisesen
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.subjectDigital platformsen
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectStrategic communicationen
dc.subjectShoe networksen
dc.subjectFranchise marketingen
dc.titleEstratégias de comunicação digital das franquias na busca por investidores: calçadistas da região do Paranhanapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001136318pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples