Encruzilhadas e trajetórias de um mestre de capoeira angola : ensaios sobre a educação e a cultura popular como conquista e ação política
dc.contributor.advisor | Silveira, Raquel da | pt_BR |
dc.contributor.author | Dutra, Mário Augusto da Rosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-13T03:23:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257022 | pt_BR |
dc.description.abstract | A capoeira, é uma cultura do movimento corporal constituída por elementos de luta, dança e filosofia afrodescendente. Tem suas origens na resistência dos africanos escravizados no Brasil. Após décadas de proibição, perseguição e discriminação, atualmente a capoeira é praticada como esporte, lazer, promoção de saúde e educação, além de ser reconhecida como patrimônio imaterial da humanidade. Iniciei a aprender capoeira em 1988 e desde 1996 atuo como multiplicador desta arte. Este trabalho tem por objetivo identificar e apresentar as aprendizagens e práticas pedagógicas desenvolvidas durante a minha trajetória de 26 anos, como educador, mestre de capoeira, criador de uma ONG e gestor de projetos e espaços educacionais. Com base nos escritos de Paulo Freire, no livro Pedagogia da Esperança e de Pierre Bourdieu, no texto A Ilusão Biográfica, analiso os incidentes críticos ocorridos em minha vida, que levaram a mudanças ou reafirmações de saberes e fazeres. Como resultado, apresento cinco aprendizagens que fundamentaram meu trabalho: 1) Compreensão de que os negros brasileiros são descendentes de povos, com saberes milenares com culturas diversas e complexas; 2) Construção estratégias de promoção destes saberes, em especial a filosofia bakongo através das práticas vinculadas ao universo da capoeira; 3) Ampliação do meu papel como um agente de intervenção na realidade estabelecida, a partir da elaboração de iniciativas educacionais e sociais pautadas nas questões étnico raciais; 4) Busca por novos saberes que possam dar conta das exigências das dinâmicas dos novos momentos; 5) Formação de agentes multiplicadores comprometidos com a transformação social. Por fim, reconheço que precisam ser aprofundadas questões relativas a presença da teoria social crítica na capoeira, a contribuição do curso de educação física neste fazer pedagógico e as questões de gênero e orientação sexual na proposta educacional apresentada. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Capoeira Angola | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.title | Encruzilhadas e trajetórias de um mestre de capoeira angola : ensaios sobre a educação e a cultura popular como conquista e ação política | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001147242 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1241)