As máquinas sem sentido do coletivo Maywa Denki : da Device Art japonesa ao Otamatone
dc.contributor.advisor | Silveira, Paulo Antonio de Menezes Pereira da | pt_BR |
dc.contributor.author | Meira, Iuri Lang | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T03:28:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/256967 | pt_BR |
dc.description.abstract | A monografia aborda o coletivo japonês Maywa Denki, com os métodos de criação, produção e divulgação em massa, e o múltiplo Otamatone como focos temáticos. Ela inclui análises das obras envolvidas na produção do Otamatone, compreendendo discussões sobre as relações entre os seus produtos e obras. Para tal, há uma contextualização do coletivo dentro da história da arte japonesa e global ao expor antecessores e influências diretas e indiretas, exposição das teorias acerca da Device Art japonesa e um breve histórico que revela a origem da poética corporativista e industrial do coletivo. O trabalho chegou a conclusões que abarcam o Otamatone como tanto uma obra de arte como um instrumento musical que resolveu as questões levantadas pelos seus criadores, Maywa Denki, e o método Mass Pro como um esquema útil para inserção de novos artistas no sistema da arte. | pt_BR |
dc.description.abstract | The monograph is a study about the unique Japanese art unit Maywa Denki. Its focal points are their production and promotion methods (Mass Pro) and the instrument and multiple Otamatone. It includes analyses of the artworks that were involved in the production process of the Otamatone, and discussions of the relationships between Maywa Denki’s product-multiples and their artwork-prototypes. The context of Maywa Denki within the Japanese and global art history is demonstrated by disclosing their predecessors and influences; the theories that make up the Japanese Device Art movement (to which Maywa Denki belong) are laid bare; and a short timeline of their history that documents the origins of their corporativist and industrial poetics is revealed. This bachelor’s thesis comes to two major conclusions: it showcases the Otamatone both as an artwork and as a product that resolves the themes raised by its creators; and it reveals the Mass Pro method as being a useful tool for new artists trying to break into the art world. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Arte contemporanea : Japao | pt_BR |
dc.subject | Japonese contemporary art | en |
dc.subject | Performance (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Device Art | en |
dc.subject | Instrumento musical | pt_BR |
dc.subject | New Media Art | en |
dc.subject | Multiple | en |
dc.subject | Arte japonesa | pt_BR |
dc.subject | Performance | en |
dc.subject | Mass pro | en |
dc.subject | Musical instrument | en |
dc.title | As máquinas sem sentido do coletivo Maywa Denki : da Device Art japonesa ao Otamatone | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001166337 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História da Arte: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Artes Visuais (657)