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dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorJoner, Patrícia de Mariapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T03:24:55Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256886pt_BR
dc.description.abstractO Ensino Remoto Emergencial, decorrente da necessidade de suspensão do ensino presencial devido a pandemia do Covid-19, demanda dos discentes uma série de competências relacionadas a aprendizagem mediada pelo uso de tecnologias digitais, denominadas competências digitais. O presente trabalho tem o objetivo de identificar qual é a percepção dos estudantes de Administração da UFRGS, quanto ao desenvolvimento de competências digitais a partir da implementação do ERE. A metodologia utilizada no trabalho, consiste em estudo exploratório, com abordagens qualitativa, e quantitativa, tendo como procedimento para coleta de dados, a pesquisa com survey por meio de questionário estruturado fechado. Através da análise dos resultados, verificouse que a competência relativa ao Uso de Recursos em Rede foi percebida como a competência digital específica mais desenvolvida durante o período do ERE, enquanto a Ergonomia para o Uso do Computador foi apontada como a competência digital menos desenvolvida. Os resultados também mostraram que três das quatro competências digitais específicas com as maiores médias integram a competência geral Alfabetização Digital. Contudo, enquanto pesquisa exploratória, o estudo apresentou limites quanto ao aprofundamento de questões como níveis de proficiência, influência das condições socioeconômicas, ainda aspectos ligados à competência digitais no âmbito da administração, entre outros fatores.pt_BR
dc.description.abstractEmergency Remote Teaching, resulting from the need to suspend face-to-face teaching due to the Covid-19 pandemic, demands from students a series of skills related to learning mediated by the use of digital technologies, called digital competence. The present work has the objective to identify what is the perception of the students of Administration of the UFRGS, regarding the development of digital competences from the implementation of the ERT. The methodology used in the work consists of an exploratory study, with qualitative and quantitative approaches, having as a procedure for data collection, the survey with a closed structured questionnaire. Through the analysis of the results, it was found that the competence related to the Use of Network Resources was perceived as the most developed specific digital competence during the ERT period, while Ergonomics for Computer Use was identified as the least developed Digital Competence. The results also showed that three of the four specific digital competencies with the highest averages are part of the overall Digital Literacy competency. However, as an exploratory research, the study presented limits regarding the deepening of issues such as proficiency levels, influence of socioeconomic conditions, aspects related to digital competence within the scope of administration, among other factors.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administraçãopt_BR
dc.subjectEmergency remote teachingen
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_BR
dc.subjectDigital competenceen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectAlfabetização digitalpt_BR
dc.titleO ensino remoto emergencial e o desenvolvimento de competências digitais na perspectiva dos estudantes de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001166023pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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