Show simple item record

dc.contributor.advisorCastro, Henrique Carlos de Oliveira dept_BR
dc.contributor.authorNardin, Vinícius dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-04-07T03:26:17Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256810pt_BR
dc.description.abstractA seguinte monografia busca dar relevância ao tema do uso da música como um fator instrumental e importante na aplicação de diplomacia, perpassando pela diplomacia cultural e se tornando uma estratégia única, denominada de diplomacia musical. Levando em conta os desenvolvimentos tecnológicos e a evolução da indústria da música, o uso globalizado de plataformas de streaming também possibilita outras formas de aplicação desse tipo de estratégia. Além disso, o foco do debate se cerca em torno do Brasil, buscando identificar se um país previamente reconhecido por sua música e diversidade musical já tentou utilizar estas vantagens em sua política externa. Portanto, de forma a provar que o país possui esse potencial e que não o utiliza de forma apropriada, enquanto são elencadas possíveis proposições de utilização dessa estratégia para o país, foram realizados dois tipos de análise: a obtenção, catalogação e interpretação de bibliografia teórica e histórica consistindo de documentos, relatos, artigos, livros, notícias, entre outros meios; e a análise de dados financeiros e econômicos de países, de investimentos e receitas da indústria musical, assim como dados primordialmente voltados para a indústria do streaming musical. Isso serviu de forma a gerar considerações acerca do interrompimento gradual da utilização de métodos alternativos diplomáticos pelo Brasil, sendo a diplomacia musical um dos elementos mais escanteados. Por fim, as proposições para a retomada da difusão da música brasileira internacionalmente são realizadas se utilizando dos dados e das considerações obtidas ao pesquisar mais sobre outros casos de diplomacia cultural internacionalmente.pt_BR
dc.description.abstractThe following monograph seeks to give relevance to the theme of the use of music as an instrumental and important factor in the application of diplomacy, permeating through cultural diplomacy and becoming a unique strategy, called music diplomacy. Taking into account technological developments and the evolution of the music industry, the globalized use of streaming platforms also enables other ways of applying this type of strategy. Furthermore, the focus of the debate surrounds Brazil, seeking to identify whether a country previously recognized for its music and musical diversity has ever tried to use these advantages in its foreign policy. Therefore, in order to prove that the country possesses this potential and that it does not use it appropriately, while listing possible propositions of using this strategy for the country, two types of analysis were performed: the obtaining, cataloging and interpretation of theoretical and historical bibliography consisting of documents, reports, articles, books, news, among other means; and the analysis of financial and economic data of countries, of investments and revenues of the music industry, as well as data primarily focused on the musical streaming industry. This served to generate considerations about the gradual discontinuation of Brazil's use of alternative diplomatic methods, with music diplomacy being one of the most overlooked elements. Finally, proposals for resuming the dissemination of Brazilian music internationally are made using the data and considerations obtained from researching more about other cases of cultural diplomacy internationally.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIndústriapt_BR
dc.subjectDiplomacyen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMusicen
dc.subjectDiplomaciapt_BR
dc.subjectForeign policyen
dc.subjectStreamingen
dc.subjectCultureen
dc.titleA era do streaming e a diplomacia musical brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001165955pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationRelações Internacionaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record