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Burnout e esquemas iniciais desadaptativos em estudantes de cursos de psicologia de Porto Alegre e região metropolitana
dc.contributor.advisor | Trentini, Clarissa Marceli | pt_BR |
dc.contributor.author | Berticelli, Lucas Zanatta | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-29T03:25:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/256439 | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivos: O presente estudo buscou verificar possíveis diferenças significativas nos Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs) entre um grupo composto por participantes com Síndrome de Burnout em Estudantes (SBE) e outro sem a SBE. Além disso, objetivou-se identificar os EIDs predominantes na amostra. Métodos: A amostra foi constituída por 205 estudantes de graduação em psicologia. Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico, Questionário de Esquemas de Young – Forma Breve (YSQ-S3), Escala de Avaliação da Síndrome de Burnout em Estudantes Universitários e Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse – Forma Breve. Resultados: Embora os EIDs que apresentaram maiores médias na amostra total tenham sido Autossacrifício, Padrões inflexíveis/postura crítica exagerada e Busca de aprovação/reconhecimento, os EIDs mais fortemente relacionados à presença da SBE, quando consideradas as diferenças entre os dois grupos, foram Autocontrole/autodisciplina insuficientes, Isolamento social/alienação, Dependência/incompetência, Fracasso, Negativismo/pessimismo e Padrões inflexíveis/postura crítica exagerada. Conclusão: Sugere-se que estudantes com esses EIDs experimentem de maneira mais intensa alguns estressores típicos da graduação, tais como a carga excessiva de atividades, a necessidade de assumir responsabilidades e a pressão social pelo alto desempenho acadêmico, além de demandas específicas do curso de psicologia, como a exigência emocional durante os estágios, levando-os ao esgotamento físico e mental. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objectives: The present study intended to verify possible significant differences in the Initial Maladaptive Schemas (EMSs) between a group composed of participants with Burnout Syndrome in Students (BSS) and another without BSS. In addition, the objective was to identify the predominant EMSs in the sample. Methods: The sample consisted of 205 psychology undergraduate students. The instruments used were: sociodemographic questionnaire, Young Scheme Questionnaire - Short Form (YSQ-S3), Burnout Syndrome Assessment Scale in University Students and Depression, Anxiety and Stress Scale - Short Form. Results: Although the EMSs that showed the highest averages in the total sample were Self-sacrifice, Unrelenting standards/hypercriticalness and Approval-seeking/recognition seeking, the EMSs most strongly related to the presence of BSS, when considering the differences between groups, were Insufficient self-control/self-discipline, Social isolation/alienation, Dependency/incompetency, Failure, Negativism/pessimism and Unrelenting standards/hypercriticalness. Conclusion: It is suggested that students with these EMSs experience more intensively some typical stressors of graduation, such as the excessive load of activities, the need to assume responsibilities and the social pressure for high academic performance, in addition to specific demands of the psychology course, such as the emotional demand during the internships, leading them to physical and mental exhaustion. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Early maladaptive schemas | en |
dc.subject | Esgotamento psicológico | pt_BR |
dc.subject | Burnout | en |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | Students | en |
dc.subject | Health occupations | en |
dc.title | Burnout e esquemas iniciais desadaptativos em estudantes de cursos de psicologia de Porto Alegre e região metropolitana | pt_BR |
dc.title.alternative | Burnout and early maladptive schemas in students of psychology courses from Porto Alegre and metropolitan area | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Vaz, Rodrigo Trapp Gampe | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001131033 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Psicologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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