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dc.contributor.authorBrunetta, Nádiapt_BR
dc.contributor.authorLocatelli, Patrícia Augusta Pospichil Chavespt_BR
dc.contributor.authorSawitzki, Roberta Cristinapt_BR
dc.contributor.authorAntunes, Elaine di Diegopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-29T03:24:04Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1982-8756pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256343pt_BR
dc.description.abstractEste estudo transita no terreno da teoria das representações sociais, que tem a função de tornar familiar elementos não familiares. Considerando a influência dessa teoria nas ações e condutas dos indivíduos, esta pesquisa objetivou identificar e analisar as representações sociais sobre a atividade de tutoria na ótica dos tutores que atuam em cursos de especialização na área de Administração, ministrados na modalidade de ensino a distância, em uma Instituição Federal de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratório-descritiva, cujo método escolhido foi o estudo de caso operacionalizado por meio de análise documental e entrevista escrita, disponibilizada em formulário eletrônico, que contou com a participação de 23 sujeitos. Como principais resultados identificou-se que os participantes significam a tutoria como sendo: um processo de mediação, não apenas na relação entre professores e alunos, mas também entre os alunos e o conhecimento e os alunos e a coordenação do curso; uma oportunidade de ingresso na carreira docente, pois a atividade de tutoria, na opinião dos pesquisados, proporciona experiência preparando para a atuação como professor; e um instrumento de apoio ao aprendizado dos alunos, contribuindo positivamente neste processo.pt_BR
dc.description.abstractThis study moves in the field of social representations theory, the function of which is to turn unfamiliar elements into familiar ones. Considering the influence of this theory on the actions and behaviors of individuals, this research aimed to identify and analyze the social representations of the tutoring activity from the perspective of tutors working in distance learning courses in Management, offered by a federal institution of higher education in Rio Grande do Sul. To do so, qualitative, exploratory and descriptive research was carried out. The method chosen was a case study, conducted by means of written interviews made available through electronic forms, in which 23 subjects saw the participated. Among the main results, we found that the participants consider tutoring a mediation process, not only in terms of the relationship between teachers and students, but also between students and knowledge and between students and the course coordinating body. It is also seen as an opportunity to enter a teaching career, since tutoring, from the respondents’ view, is an experience that prepares students to work as teachers. Finally, as a tool it contributes to the learning process of the student.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista organizações em contexto [recurso eletrônico]. São Paulo, SP. Vol. 9, n. 17 (jan./jun. 2013), p. 79-98pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial representationsen
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectTutoringen
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.subjectEducação a distância (EaD)pt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.titleAs representações sociais dos tutores sobre a atividade de tutoria em cursos de especialização em Administração na modalidade a distânciapt_BR
dc.title.alternativeTutors’ social representations regarding the tutoring activity in distance training courses in Management en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000897669pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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