Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBandeira, Denise Lindstrompt_BR
dc.contributor.authorBerticelli, Henrique Zanattapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-18T03:33:20Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256062pt_BR
dc.description.abstractO crescimento percebido na quantidade comercializada de aparelhos celulares no Brasil e no mundo, nos últimos anos, gera uma necessidade de preocupação igualmente ascendente quanto aos resíduos deixados por esses produtos após o fim de sua vida útil. Além disso, o forte dinamismo tecnológico do mercado e a alta periculosidade que envolve a composição química desses itens acaba tornando este um tema de ampla importância para a abordagem ambiental. O presente estudo tem como foco examinar os comportamentos dos consumidores no sentido do consumo e pós-consumo desses aparelhos, para entender algumas das limitações e oportunidades de estratégias que envolvam aplicação ao contexto nacional. Para compreender tal objetivo, foi elaborado um questionário de cunho quantitativo, direcionado a usuários relacionados a meios universitários de todo o país, obtendo assim um retorno diversificado de respostas. Tal ferramenta foi a escolhida pela facilidade de obtenção e manejo de dados, além do potencial de acessibilidade a qualquer público, de diferentes localidades do território nacional, que venha a ter interesse na participação do estudo. Foi constatada, com a investigação dos retornos obtidos, uma certa convergência entre a visão relatada pelos respondentes e os aspectos levantados durante a revisão de pesquisas que se debruçaram sobre a gestão dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) no Brasil. Algumas dessas características, pertinentes a esse cenário, evidenciam a falha de certas estratégias de captação por parte de diferentes atores que compõem o setor, além da questão da educação ambiental voltada à população, que se mostrou branda perante ambas as percepções. Além dessas, outras lacunas foram apontadas e trazidas ao longo do trabalho, fomentando uma análise ampla que aborda diversos fatores envolvidos na criação de estratégias que ofereçam suporte ao comportamento dos consumidores, além de evidenciar a importância dos usuários para a criação de políticas que envolvam o descarte e a coleta de resíduos de aparelhos celulares no Brasil, sob a perspectiva desse relevante elo da cadeia.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectResíduos eletrônicospt_BR
dc.subjectGestão de resíduospt_BR
dc.subjectDescarte de resíduospt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleComportamento dos consumidores no descarte de aparelhos celulares no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001160391pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples